Será que a cor das paredes da sua casa podem afetar o seu humor?

A cor que você escolhe para pintar as paredes dos cômodos pode tornar o ambiente mais relaxante ou estimulante

Normalmente, escolhemos cores que gostamos muito para pintar as nossas casas. Mas será que esses tons não podem estar afetando o nosso humor, a maneira como nos sentimos? A Dra. Mary Gregerson, presidente da Sociedade para Meio Ambiente, População e Conservação Psicológica da Associação Psicológica Americana afirma que sim: “As cores afetam totalmente o ser humano, já que corpo e mente respondem à estímulos externos”. Se você está considerando pintar as paredes, talvez seja importante levar isso em conta. Afinal, ninguém quer se sentir triste ou estressado dentro de casa. Veja abaixo como cada tom pode influenciar o seu humor.

sala-de-estar-com-lareira

 (/)

Não se preocupe com os efeitos de uma única cor

Em vez de atentar-se a cor em si, preste atenção na temperatura delas. É comum que as cores frias como azul, verde e branco nos acalmem. E as cores quentes como vermelho, amarelo e laranja, nos excitem e estimulem.

O local onde você mora importa

O ambiente onde você mora pode influenciar. Geralmente, os ambientes urbanos pintados de verde são menos positivos e mais estimulantes do que ambientes naturais.

Ilumine os cômodos adequadamente

 A iluminação e, especialmente o tom da iluminação pode interferir na maneira como as cores afetam você. Uma iluminação branca faz os ambientes parecerem mais espaçosos, luminosos e claros. Iluminação verde e vermelha são igualmente agradáveis. As luzes podem afetar também como você enxerga a cor dos cômodos. As lâmpadas incandescentes podem tornar mais claras cores laranjas e marrons e fazer tons escuros parecerem ainda mais escuros.

Mas, no final das contas, tudo depende de gosto pessoal

Segundo Gregerson, cada pessoa responde de uma maneira única para cores diferentes, então, essas particularidades precisam ser levadas em conta na hora de analisar se uma cor pode influenciar o humor das pessoas. “Para os americanos, mais de um terço prefere azul, 16% gostam mais de verde, 10% preferem roxo e 9% vermelho”.

Leia também:

As melhores cores para pintar o quarto, de acordo com profissionais

6 cores que transmitem tranquilidade para o lar

12 quartos com cores que acalmam

 

 

Fonte: Architectural Digest

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s