Varandas: 5 ambientes que reúnem boas ideias de décor

Além da vista incrível, estes ambientes ajudam a receber amigos ou curtir momentos de descanso no maior conforto

Pronta para a festa 

varandas-ideias-decor

 (/)

A churrasqueira foi a base do arquiteto Bruno Reis e da designer Helena Kallas, do escritório Mandril Arquitetura, para o projeto desta varanda, de 54 m². “Os moradores adoram dar festas e queriam um espaço confortável para essas ocasiões”, explica Helena. Pensando nisso, a dupla criou um grande sofá de alvenaria. “Desenhamos um móvel profundo, na medida do banho de sol e do bate-papo”, acrescenta Bruno. 

varandas-ideias-decor

 (/)

Azulejos coloridos (Portobello) revestem a ilha central, de onde sai uma bancada de concreto. As cadeiras e banquetas (Franccino Giardini), com perfis amarelos, iluminam o décor. A churrasqueira ganhou revestimento de pedra hitam (Palimanan). Mesa de madeira da Dunelli, jogo americano e guardanapos da Tok & Stok e jarra da Casa Canela. Os estofados (Tapeçaria Strauss) do sofá de alvenaria foram produzidos com tecido náutico para resistir à chuva e ao sol. Desenhado pelos profissionais, o pergolado de madeira e policarbonato (Sholl Móveis) compõe uma cobertura leve e translúcida. 

O verde invade a sala 

varandas-ideias-decor

 (/)

“Transformei a varanda no ambiente mais importante da casa, um lugar onde os moradores podem passar o dia relaxando”, fala a arquiteta Marcela Madureira, que assina o espaço de 10 m². Com o calor da madeira e o charmoso tapete com estampa gráfica, ele ganhou status de área social. As esquadrias de vidro abrem a vista para o exterior. 

varandas-ideias-decor

 (/)

Na área da bancada, as pastilhas pretas trazem um ar contemporâneo ao ambiente, em harmonia com o piso de porcelanato, que lembra a textura do cimento queimado. Ambos são da Portobello. Cesta de couro da Amoreira e plantas do Mercado Verde. O mobiliário reúne peças assinadas por grandes nomes do design, como a banqueta Girafa (Marcenaria Baraúna), de Lina Bo Bardi. O canto de estar conta com móveis de tons neutros, como as cadeiras DCW (Artesian), de Charles e Ray Eames, o sofá cinza (Estar Móveis) e a mesa de centro de madeira (Fernando Jaeger Atelier). Tapete da By Kamy, vasos da L’Oeil e almofadas da Lab.Donatelli.

varandas-ideias-decor

 (/)

Mirante para a paisagem carioca 

varandas-ideias-decor

 (/)

Esta casa no Rio de Janeiro é privilegiada pela área de lazer no terraço – local onde a jornalista Renata Reis e o arquiteto Sérgio Conde Caldas instalaram uma piscina e um lounge, protegido pela sombra de uma pérgula de metal e fibra. “Queríamos um ambiente gostoso, mas essencialmente prático e integrado à paisagem”, diz o arquiteto. 

varandas-ideias-decor

 (/)

O paisagismo, assinado por Anna Luiza Rothier, privilegiou jardineiras preenchidas com espécies de fácil manutenção e resistentes ao sol. A cerca-viva de murta funciona como um guarda-corpo natural, que contorna a mesa de Carlos Motta e as cadeiras IC01 (Indio da Costa Design). No estar, trepadeiras de jasmim sobem pelos pilares metálicos. Uma trama de fibra natural forra a cobertura. Almofadas trazidas da Restoration Hardware, nos Estados Unidos. A piscina foi revestida por fora de mármore de Carrara, mesmo material do piso. Chaises reclináveis da Pátio Brasil. 

Aqui o piso é o protagonista 

varandas-ideias-decor

 (/)

Para dar vida à área de 40 m², a arquiteta Fernanda Dabbur adicionou uma boa dose de estilo à varanda deste apartamento. Os ladrilhos hidráulicos de estampa geométrica, desenhados especialmente para o projeto, criaram uma base charmosa para o décor, pontuada por móveis de medidas generosas, perfeitos para os moradores se esparramarem. A natureza complementa o espaço em vasos e na copa das árvores ao redor. 

varandas-ideias-decor

 (/)

Depois que os filhos cresceram, a varanda da família se transformou num espaço de estar. As placas do piso, uma paixão antiga dos moradores, funcionam como um tapete e foram executadas pela Vianarte com uma ideia de Fernanda. Já o paisagismo leva a assinatura de Paula Magaldi e exibe folhagens graúdas, como a pacová, que contorna uma confortável daybed (Breton), e a lança-de-são-jorge. O sofá e a poltrona também vieram da Breton, e a mesa de centro, da Obi Movelaria. As almofadas trazem a etiqueta do Fernando Jaeger Atelier.

Um respiro na cidade 

varandas-ideias-decor

 (/)

Mesmo vivendo rodeada de edifícios, a arquiteta Caroline Gabriades, moradora desse apartamento, fazia questão de se aproximar da natureza. Assim, plantas e árvores frutíferas figuram na cobertura de 53 m², que ainda tem espaço para reunir convidados. “A vegetação também ajuda a garantir privacidade, já que os demais prédios são próximos”, diz.

varandas-ideias-decor

 (/)

Há também um deque com piscina no nível superior, onde Carolina, seu marido e a filha podem curtir o sol. Versátil, a marcenaria de cumaru se transforma em cachepôs para as espécies ornamentais e frutíferas.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s