VI Prêmio CASA CLAUDIA: todos os vencedores e finalistas

Conheça quem são os vencedores e finalistas da sexta edição do Prêmio CASA CLAUDIA de Design de Interiores

abre-vi-premio-casa-claudia-design-de-interiores-todos-os-vencedores

Foi com uma grande festa que a revista CASA CLAUDIA celebrou a sexta edição de seu prêmio de Design de Interiores em maio de 2016. No teatro do MASP, no coração da avenida Paulista, grandes profissionais da área se reuniram para conferir os grandes vencedores nas 10 categorias (clique nos título para conferir os finalistas): Apartamentos, Casas Urbanas, Decoração no Campo, Decoração na Praia, Jardins, Lojas, Restaurantes e Bares, Escritórios e Consultórios, Hotéis e Pousadas e Mostras de Decoração. Desde que surgiu em 2011, o Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores vem consolidando o compromisso primordial da revista: valorizar e revelar talentos do décor e do paisagismo brasileiros. Os projetos vencedores, inclusive, são sempre eleitos por um júri de peso. Nesta edição, são eles: Adelia Borges, Livia Pedreira, Marcelo Lima, Maria di Pace, Mario Mendes, Renata Amaral, Roberto Negrete, Romulo Fialdini e Waldick Jatobá. Conheça a seguir os 10 grandes ganhadores.

APARTAMENTOS

01-premio-casa-claudia-2016-apartamentos vencedor-premio-casa-claudia-2016-apartamentos

A reforma deste amplo apartamento num edifício de Brasília deixou os espaços acolhedores e banhados por muita luz natural, do jeito que o morador desejava. Painéis e estante de freijó contrastam com o concreto aparente e as janelas, que vão do teto ao piso. Entre os tons sóbrios da sala de jantar, destaca-se a escultura pink, de Jeff Koons. Jorge Zalszupin assina as cadeiras Senior e o carrinho de chá, que faz companhia à bela foto de Celso Junior. No quarto, a imagem de Pedro David reina sobre a cabeceira.

+ Confira aqui mais fotos do projeto vencedor e também todos os finalistas da categoria

CASAS URBANAS

01-premio-casa-claudia-2016-casas-urbanas vencedor-premio-casa-claudia-2016-casas-urbanas

A casa da década de 1960 passou por uma reforma para hospedar não apenas a família de estrangeiros como também suas obras de arte. A fim de destacá-las, os profissionais apostaram numa paleta de cores sóbrias e versáteis, como o bege e o preto. A coleção dispõe de escultura de Edgard de Souza, do pendente de Artur Lescher e do quadro de Cruz Diez. A foto de Vik Muniz, no living, e a de Luzia Simons, na sala de jantar, convivem em harmonia com móveis modernos e contemporâneos.

+ Clique aqui para ver mais fotos do projeto vencedor e também todos os finalistas da categoria

DECORAÇÃO NO CAMPO

01-premio-casa-claudia-2016-decoracao-de-campo vencedor-premio-casa-claudia-2016-decoracao-de-campo

A No interior do Rio Grande do Sul, a sede da fazenda tomou forma com a equipe do arquiteto, apropriando-se de um horizonte de 360 graus ao redor do local da implantação. Elementos arquitetônicos para barrar o forte vento se aliaram a revestimentos fáceis de manter. A decoração dialoga com a cultura local, e — não à toa — o mobiliário resultou de uma minuciosa pesquisa, realizada em antiquários de Pelotas, RS.

+ Quer ver mais fotos do projeto vencedor e também todos os finalistas da categoria? Clique aqui

DECORAÇÃO NA PRAIA

01-premio-casa-claudia-2016-decoracao-de-praia vencedor-premio-casa-claudia-2016-decoracao-de-praia

No litoral norte de São Paulo, o terreno, que já abrigou um assentamento caiçara e um restaurante, virou o refúgio praiano da família paulistana. O mote da reforma, executada por Nórea De Vitto e Beto Galvez, era criar um novo layout, com sala e cozinha integradas e mais quatro suítes. Preservaram a estrutura original, e novos acabamentos seguiram o mesmo estilo rústico. A decoração é composta de peças herdadas e garimpadas em feirinhas. Nos quartos, há sempre uma parede temática, a exemplo da coleção de mapas.

+ Confira aqui mais fotos do projeto vencedor e também todos os finalistas da categoria

JARDINS

01-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao vencedor-premio-casa-claudia-2016-jardins

A família gosta de aproveitar os fins de semana em contato com a natureza. Assim, o paisagista Gil Fialho sabia da importância de preparar um jardim que fosse convidativo também para aves, borboletas e ainda acomodasse as tartarugas de estimação. Frutíferas brasileiras, como jabuticabeira e pitangueira, convivem com espécies arbustivas que gostam de meia-sombra, a exemplo das alpínias, helicônias e bastões-de-imperador. Um deque disfarça a divisão entre a piscina e o tanque com espécies aquáticas.

+ Clique aqui para ver mais fotos do projeto vencedor e também todos os finalistas da categoria

LOJAS

01-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao vencedor-premio-casa-claudia-2016-lojas

A premissa era simples: exibir os carros. Os arquitetos decidiram, porém, criar uma linguagem própria para a revendedora Eurobike, em Brasília. Toda a concepção de interiores e da fachada-vitrine contemplaram as características dos veículos de alto padrão: dinamismo, leveza e eficiência. O design dos automóveis interage com o mobiliário, assinado por nomes como irmãos Campana, Alvaar Alto e Jean Prouvé. Uma discreta área de negociação foi posicionada a caminho da escada que dá acesso ao mezanino.

+ Quer ver mais fotos do projeto vencedor e também todos os finalistas da categoria? Clique aqui

RESTAURANTES E BARES

01-premio-casa-claudia-2016-bares-restaurantes vencedor-premio-casa-claudia-2016-bares-restaurantes

Quem faz uma refeição no restaurante Manioca esquece que está dentro de um shopping paulistano. O mérito é dos arquitetos Vitor Penha, Verônica Molina e Simone Balagué, que idealizaram o ambiente como uma acolhedora varanda. O pé-direito alto, com panos de vidro, colabora com o objetivo. Através dos janelões se avista a copa das árvores. Algumas mesas, uma cristaleira e um grande bufê vieram de antiquários de São Paulo e Porto Alegre. As cadeiras de madeira foram customizadas com tinta branca – ora pintadas por inteiro, ora parcialmente.

+ Confira aqui mais fotos do projeto vencedor e também todos os finalistas da categoria

ESCRITÓRIOS E CONSULTÓRIOS

01-premio-casa-claudia-2016-escritorios vencedor-premio-casa-claudia-2016-escritorios

Na sede da Coca-Cola, no Rio de Janeiro, o andar reservado a reuniões apresenta duas fachadas envidraçadas – uma com vista para o Pão de Açúcar e outra para o Cristo Redentor. O ambiente recebeu módulos soltos do teto e, quase sempre, desencostados das paredes existentes. Dessa forma, a circulação livre entre as salas favorece a apreciação da paisagem, e a entrada de luz natural é constante. O piso xadrez, as cores dos painéis e das luminárias e os adesivos garantem o humor e a conexão com a marca.

+ Clique aqui para ver mais fotos do projeto vencedor e também todos os finalistas da categoria

HOTÉIS E POUSADAS

01-premio-casa-claudia-2016-hoteis vencedor-premio-casa-claudia-2016-hoteis

Inaugurado em 2015, o Hilton Barra da Tijuca traduz o astral da capital fluminense por esbanjar referências à água, ao ar e à luz. Lobby, lounge, bar e demais espaços sociais agrupam peças de talentos brasileiros. É o caso da mesa da recepção, de Hugo França, e das fotografias, de Valdir Cruz e Claudia Melli, espalhadas pelas áreas comuns. Por meio da arquitetura, do design e das obras de arte, o escritório paulistano personalizou os mais de 300 quartos, dos puxadores à roupa de cama.

+ Quer ver mais fotos do projeto vencedor e também todos os finalistas da categoria? Clique aqui

MOSTRAS DE DECORAÇÃO

01-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao vencedor-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao

Batizado Espaço Brasil Pau a Pique, este projeto para a Casa Cor São Paulo 2015 já indicava que o visitante encontraria referências à centenária técnica de construção de paredes. Com foco na cultura de nosso país, o arquiteto valorizou móveis e obras de talentos nacionais, como Vik Muniz, Rodrigo Petrella e Luciana Napchan, autores das fotos no living, e Sergio Rodrigues, designer da icônica poltrona Chifruda. No piso, o tapete, tecido por artesãos nepaleses, cativou pela beleza.

+ Confira aqui mais fotos do projeto vencedor e também todos os finalistas da categoria

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s