Visita guiada: casa reformada ganha espaço e conforto

Encontrar e reformar esta casa, no Rio de Janeiro, publicada em CASA CLAUDIA de julho, foi tudo de bom: depois que se instalou aqui, a família da arquiteta Triana Serrano e do jornalista Francho Barón ganhou espaço, conforto, tempo livre e bem-estar

01-casa-claudia-julho-mudanca=para-melhor

 (/)

O dia começa cedo na casa da arquiteta Triana Serrano e do jornalista Francho Barón, espanhóis que adotaram o Rio para morar. Com os três filhos, eles começam a manhã em volta da mesa do café na cozinha,clara e arejada. Desde que terminaram a reforma da construção, no alto da Gávea, há um ano, a rotina da família mudou, e para muito melhor.

02-casa-claudia-julho-mudanca=para-melhor

 (/)

“Antes morávamos num apartamento no Leblon. Aqui, parece que estamos fora da cidade e, ao mesmo tempo, em 5 minutos chegamos no centro do agito ou na praia. A obra foi um investimento de tempo e energia, mas o resultado valeu demais a pena”, conta Triana.

03-casa-claudia-julho-mudanca=para-melhor

 (/)

No projeto, ela manteve a planta original e renovou o visual da estrutura: a fachada, assim como algumas paredes internas, vigas e colunas foram cobertas de cimento, o que garantiu o ar modernista. Já a decoração é bem pessoal. “Misturamos nosso acervo, que tem peças bacanas, garimpadas em viagens, com móveis de design e preenchemos as paredes com obras de arte. Adoro pesquisar esse universo, é como um hobby”, conta Francho.

04-casa-claudia-julho-mudanca=para-melhor

 (/)

Após a mudança, o jornalista instalou seu estúdio de TV (ele trabalha para a CNN) no mezanino, perto da mesa de Triana. “Assim conseguimos uma convivência próxima e intensa com as crianças. A qualidade de vida no alto da montanha é outra”, diz ele.

05-casa-claudia-julho-mudanca=para-melhor

 (/)

Como bons espanhóis, Triana e Francho adoram, à noite, beber um vinho sem pressa, preparando o jantarpara a família (o caçula, Caetano, acaba de completar 1 ano). “É o nosso ritual. Sempre reservamosesse tempo para bater papo e relaxar”, diz a arquiteta.

06-casa-claudia-julho-mudanca=para-melhor

 (/)

Para o casal, a cozinha funciona como o coração da casa. “A sala de estar é uma delícia, arejada e clara, amamos receber os amigos ali. Mas a cozinhatem um charme especial. Os acessórios fcam acessíveis, e a bancada industrial deixa as tarefas muitopráticas”, acrescenta ela.

07-casa-claudia-julho-mudanca=para-melhor

 (/)

Buscando a unidade visual, os moradores forraram o piso do ambiente de ladrilho hidráulico e estenderam o acabamento para os outros espaços que fcam mais próximos: os quatro quartos e os banheiros. O revestimento, com formas geométricas em tons de cinza e preto, foi desenvolvido por eles especialmente para o projeto. “Essa padronagem resgata um trabalho artesanal e traz um toque clássico à decoração”, explica o jornalista.

08-casa-claudia-julho-mudanca=para-melhor

 (/)

A estampa virou um dos destaques da construção, que, de resto, apostou forte na simplicidade, com tubulações aparentes e a laje sem forro. “Queríamos manter o pé-direito o mais alto possível, pois não somos fãs de tetos rebaixados. Gostamos de ambientes claros e sem frescura. É assim que queremos viver e criar os nossos flhos: com a qualidade de uma convivência saudável e prazerosa”, arremata Francho.

09-casa-claudia-julho-mudanca=para-melhor

 (/)

10-casa-claudia-julho-mudanca=para-melhor

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s