Visita guiada: casa reproduz um pedaço da Toscana

Apaixonado pela Itália, o morador transformou este apartamento em um paraíso toscano

Ao deparar com esse terraço repleto de verde e cantinhos favoráveis ao dolce far niente, é difícil imaginar o seu layout anterior. “Recebemos o espaço de 120  m² completamente sem nada. Existia apenas a piscina, repleta de infiltrações antigas, e o piso original, entregue pela construtora”, conta Fernando Figoli, um dos sócios do escritório Figoli-Ravecca Arquitetos Associados, responsável pela obra.

IMG_4783

 (/)

Inspirado na região da Toscana e em suas belas paisagens, o morador, descendente de italianos, fez um pedido categórico: queria um clima de vila provinciana em sua cobertura, tal qual as existentes na Europa. A extensa área ajudou a concretizar o projeto, que se transformou graças a diferentes volumes elevados do chão. Um acomoda a nova piscina, outro o solário, e um terceiro, uma pérgula com área gourmet, ponto de preparo de pizzas e outras delícias que levam temperos colhidos da horta e reafirmam o clima italiano.

IMG_4592

 (/)

Materiais típicos do país favorito do dono da casa, a madeira e os tijolinhos aparentes demarcam a estrutura construída e reforçam a harmonia – até os muros seguem o mesmo estilo. “Como é amplo, sem muitos prédios altos em volta, o terraço ganhou uma dimensão de quintal e conta com sol direto o dia todo”, fala o arquiteto. Vedada com vidros temperados, a área de lazer ainda tira proveito da vista paulistana, emoldurada ao fundo.

IMG_4798

 (/)

IMG_4759

 (/)

Já o paisagismo, assinado por Claudia Muñoz, prioriza espécies que também refletem os desejos do morador e fazem com que o cenário revele um astral digno das temporadas de verão europeu. Isso graças às espécies de flores e árvores frutíferas comuns na Toscana e na Sícilia, plantadas em vasos ao redor da piscina. O pé de limão-siciliano é um dos xodós do projeto: além de enfeitar e emprestar seu aroma ao espaço, ele oferece frutos ao longo do ano. Ao lado dele, primaveras, ciprestes, rosas e lavandas pintam o jardim de variados tons, numa atmosfera vibrante e ideal para receber os amigos e se deliciar com drinques à beira d’água. 

Jardim com pé de limão-siciliano e vasos com rosas

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s