Visita guiada: reforma no apê modernista de Rino Levi

O arquiteto Marcelo Couto namorava havia tempos este prédio desenhado por Rino Levi, um dos maiores nomes do estilo moderno no Brasil. 

Sempre que passava em frente ao Edifício Gravatá, na Avenida Nove de Julho, em São Paulo, o arquiteto Marcelo Couto esticava os olhos atrás de uma placa de “vende-se”. “Adoro esse prédio, que foi desenhado pelo Rino Levi. Ele é uma das minhas maiores influências”, conta. Um dia, o namoro engatou: um amigo avisou sobre uma unidade vaga. Marcelo fechou negócio na hora. 

Living com parede de concreto aparente

 (/)

Mesmo apaixonado, tinha a noção de que o apartamento, de 240 m², pedia uma reforma. “Não havia janela para o exterior nos banheiros, a sala poderia crescer e uma cozinha aberta combinava melhor com nosso estilo de vida”, diz o arquiteto.

Jardim de inverno ampliado com piso limestone e banheiro clean com pastilhas e banheira branca

 (/)

Sorte deles que Rino projetou apenas paredes sem função estrutural entre um ambiente e outro, o que facilitou derrubá-las – o living ganhou o tamanho atual com a eliminação de um dos quatro quartos originais. Além de integrar, Marcelo separou: onde antes havia pilares, ele levantou divisórias, que orientam a circulação apê adentro e trazem privacidade ao estar e à sala de TV. 

Sala com poltronas verdes e bancada de madeira com acesso à cozinha

 (/)

Cozinha com piso claro, bancada de madeira e bemiluminada

 (/)

As mudanças não negam a inspiração. “Segui o estilo do Rino, que também é o meu, nos traços simples e nos materiais básicos, como madeira, concreto e vidro”, fala o morador. E, assim, o que era uma reforma acabou virando uma linda homenagem. 

Detalhe do quarto com o cantinho de leitura e o home office, separados por uma divisória

 (/)

Sala de estar com estante de livros e  sala de jantar com pendentes azuis, mesas e cadeiras de madeira clara e bonita pintura abstrata azul

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s