Abadia italiana milenar é reproduzida na Zona da Mata mineira

A igreja foi construída na mesma fazenda que abriga o projeto socioassistencial Sociedade São Miguel Arcanjo, em Barbacena

 (Muniz Franca/São Miguel Arcanjo)

A Abbazia de Sant’Egidio, uma capela episcopal milenar localizada na cidade de Sotto Il Monte, no norte da Itália, foi reproduzida numa fazenda de 320 hectares em Barbacena, Minas Gerais. Inaugurada no fim de setembro deste ano, a igreja, nomeada São Miguel de Arcanjo, levou 10 anos para ser finalizada.

Construída em 1060, a Abadia de Santo Egídio possui arquitetura no estilo românico, caracterizado pelas construções austeras e robustas, com paredes grossas e janelas minúsculas. O objetivo dessa estrutura era resistir aos ataques de exércitos inimigos.

 (Muniz Franca/São Miguel Arcanjo)

Marco Roberto Bertoli, filantrópico italiano e idealizador do projeto, contrariou as opiniões de especialistas que julgavam impossível reproduzir, em Barbacena, a capela episcopal com técnicas presentes no projeto original milenar. O desafio, no início das obras, foi encontrar o tipo e a quantidade necessária de pedra e criar uma escola de lapidação, já que esse tipo de prática não é comum em construções brasileiras.

 (Muniz Franca/São Miguel Arcanjo)

A réplica da abadia, assim como a maioria das igrejas românicas, apresenta planta em cruz e dispõe de 12 colunas em sua estrutura, cada uma representando um discípulo de Jesus Cristo. A espessura das paredes é de 80 cm, e o altar é sustentado por quatro colunas redondas, simbolizando a universalidade da fé nos quatro cantos do mundo. Os capitéis possuem formato de flor de papiro. Quatro obras de arte europeias foram reproduzidas também no interior da igreja.

 (Muniz Franca/São Miguel Arcanjo)

Bertoli também é fundador do projeto socioassistencial Sociedade São Miguel Arcanjo, localizado na mesma fazenda em que a réplica da abadia italiana foi construída. A instituição acolhe 450 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de 26 bairros de Barbacena (MG) e região. A maioria dos beneficiados passa o dia todo no projeto e usufruem de uma ampla estrutura destinada à educação e lazer.

SERVIÇO

Igreja São Miguel Arcanjo

Onde: Fazenda São Miguel, Sítio do atalho, s/n – João Paulo II, Barbacena – MG

Visitação: a partir do dia 1º/10

Missas todo o dia 29 de cada mês

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s