Antigo complexo militar será transformado por Carlo Ratti

O projeto, que deve ser iniciado no ano que vem, busca criar uma praça, um museu e espaços sem uso definido

 (Reprodução/Dezeen)

Construído no final do século XIX, o complexo militar Caserma Lamarmora, em Turim, Itália, será completamente transformado pelo escritório de Carlo Ratti.

 (Reprodução/Dezeen)

Segundo a visão do arquiteto italiano, que também é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), novos espaços serão criados nos prédios existentes, mas não será especificado como eles serão usados.

 (Reprodução/Dezeen)

“Este projeto não determina como as pessoas devem usar o espaço. Em vez disso, ele permite que o espaço evolua organicamente, por meio de um processo contínuo de renovação, melhoria e adaptação de espaços individuais”, Carlo Ratti explicou, de acordo com a publicação do Dezeen.

“Pegando a metáfora do teórico holandês John Habraken emprestada, nosso projeto oferece a estrutura e as bases técnicas, mas o preenchimento real será feito pelos habitantes. Acreditamos que essa abordagem híbrida é crucial para alcançar uma abordagem verdadeira baseada em usuário e de código aberto para o ambiente construído”, completou.

 (Reprodução/Dezeen)

Assim, o antigo complexo militar contará com mais de 150 unidades que poderão abrigar desde escritórios e apartamentos a laboratórios e lojas. O esperado é que a construção comece em 2018.

 (Reprodução/Dezeen)

Os 20 mil metros quadrados ainda abrigarão uma praça pública e um museu, que homenageará a história do complexo e das vítimas do fascismo.

“Embora tenhamos brincado discretamente com os módulos, a evidência mais visível da nossa intervenção é a abertura da praça central. Com este projeto, pretendemos transformar um antigo lugar de armas no que podemos chamar de lugar de arte”, contou Antonio Atripaldi, do Carlo Ratti Associati.

 (Reprodução/Dezeen)

VEJA TAMBÉM: Carrinho de chá restaurado por Décio Navarro:

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s