Antigo matadouro é transformado em centro cultural em Portugal

Abandonado há 20 anos, o local passou por uma reforma surpreendente!

A antiga estrutura de um matadouro industrial localizado em Porto, Portugal, abandonada há 20 anos, transformou-se em um centro cultural, que comporta um museu, área esportiva, restaurante, uma livraria, um espaço para apresentações, depósito para objetos de arte e um laboratório criativo. O escritório japonês Kengo Kuma & Associates e o português OODA ganharam uma competição internacional e ficaram responsáveis pela renovação do espaço, que começou em 2017.

O empreendimento é próximo ao estádio do Dragão e de uma rodovia bem movimentada, que o separa da cidade. Um dos focos do projeto era reconectar essa importante estrutura com o centro, através da construção de pontes que ligam o local com uma estação de metrô.

O novo centro cultural pode ser acessado através de uma passarela cercada de verde que oferece aos visitantes uma vista da parte leste da cidade, funcionando como um rooftop. Além disso, há um acesso pela rua por duas praças que também serão utilizadas para a entrada de eventos que acontecerão no espaço.

Os arquitetos aproveitaram materiais locais no projeto, incluindo elementos que trazem a memória tradicional do bairro, mas sem deixar de lado o caráter inovador do projeto. As telhas de cerâmica destacam-se no telhado integrando a nova arquitetura com a aparência mais antiga típica da vizinhança. Painéis de vidro são usados para permitir a entrada da luz solar no interior do prédio.

Confira algumas imagens do projeto:

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s