
– (Reprodução/Dezeen)
O novo projeto do arquiteto japonês Shigeru Ban, o Terrace House, será uma torre residencial com estrutura híbrida misturando madeira, concreto e aço. O edifício de dezenove andares está sendo erguido em Vancouver, no Canadá. De acordo com um artigo divulgado pelo Vancouver Sun, a torre atingirá 71 metros de altura, tornando-se a estrutura híbrida de madeira mais alta do mundo.

– (Reprodução/Dezeen)
O projeto mostra o compromisso da cidade de Vancouver com propostas sustentáveis e com o desenvolvimento da engenharia e construção em madeira. Cada vez mais arquitetos têm utilizado a madeira como material de construção sustentável, de qualidade e que proporciona uma obra mais rápida.

– (Reprodução/Dezeen)
Como exemplo, no ano passado, o PLP Architecture e pesquisadores da Universidade de Cambridge revelaram um conceito para o primeiro arranha-céus de madeira de Londres. Além deles, o arquiteto francês Jean Paul Viguier propôs um trio de torres de madeira para Bordeaux.

– (Reprodução/Dezeen)
As novas imagens do edifício de Shigeru Ban mostram que o Terrace House é o projeto mais alto do arquiteto e o seu primeiro no Canadá. É possível notar também, que o profissional desenhou seu edifício com traços semelhantes e que se alinhassem com o prédio ao lado, o Evergreen Building do arquiteto canadense Arthur Erickson. Assim como o edifício vizinho, os terraços do projeto de Ban irão comportar muitas plantas, que transbordarão para o lado de fora, de forma que todos possam vê-las.

– (Reprodução/Dezeen)
O escritório de Ban revelou que o arquiteto tem a maior admiração pelo trabalho de Erickson. E que a oportunidade de projetar um prédio ao lado de uma das obras-primas do profissional canadense foi o que inicialmente o atraiu para esse projeto inovador. Para garantir que as duas obras conversem entre si, o arquiteto paisagista do Evergreen Buiding, Cornelia Oberlander, foi recrutado para executar o trabalho no Terrace House.
Fonte: Dezeen