Diébédo Francis Kéré revela seu Serpentine Pavilion em Londres

De madeira ripada, a estrutura do arquiteto africano fica exposta no Kensington Gardens de 23 de junho a 8 de outubro

(Reprodução/Dezeen)

Começou em 2000 a tradição do Serpentine Gallery, em Londres, de convidar um arquiteto para projetar um pavilhão para enfeitar o parque Kensington Gardens durante o verão.

It's open! #serpentinepavilion #franciskere #london #architecture

A post shared by Gili Merin (@gilimerin) on

Neste ano, o 17º profissional a participar da iniciativa é o arquiteto africano Diébédo Francis Kéré, que construiu uma estrutura com base em azul índigo e teto de madeira ripada.

Francis Kéré's 2017 Serpentine Pavilion

A post shared by Olly Wainwright (@ollywainwright) on

No interior, uma marquise branca transformará o centro do espaço em uma cachoeira quando começar a chover no local – a água será coletada e usada para regar o parque. “O conceito foi simples. Eu me inspirei na fora de uma árvore na paisagem”, Kéré disse, de acordo com a publicação do Dezeen.

O arquiteto também explicou a importância do azul em sua cultura e que você usa a cor quando quer impressionar. “O que eu queria fazer aqui era me apresentar, apresentar a minha arquitetura, em azul. É um ótimo lugar e se você tem a chance de fazer algo como o que eu fiz aqui você vem com a sua melhor cor. Você se apresenta do seu melhor lado. Isso é azul índigo”, contou.

No espaço, os triângulos são muito presentes. Na base, pedaços de madeira foram organizados em tamanhos decrescentes de acordo com a forma. O padrão também se repete no teto vazado.

“Se você olhar para cima, a estrutura muda quando você se mexe. Há aberturas, porque é isso o que eu queria fazer. Talvez de forma inocente, nós queríamos continuar conectados com a natureza. Quando você entrar no pavilhão, você verá as árvores, você entrará nesse vácuo e você terá a conexão com o céu”, explicou.

O Dezeen realizou um vídeo com vista 360º, no qual é possível observar todos os detalhes da estrutura. Confira! (Movimente a imagem do vídeo com o mouse para ver todos os ângulos).

O Serpentine Pavilion de Keéré ficará exposto no Kensington Gardens de 23 de junho a 8 de outubro. No ano passado, quem assinou a estrutura foi o BIG, escritório de Bjarke Ingels.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s