
– (Divulgação/OMA)
Construída em Amsterdã em 1970, a antiga prisão Bijlmerbajes será completamente remodelada pelo OMA, do arquiteto neerlandês Rem Koolhaas. O novo projeto, intitulado Bajes Kwartier, vai transformar os 7,5 hectares em uma área livre de carros.

– (Divulgação/OMA)
O planejamento, realizado em parceria com a FABRICations architects e a LOLA Landscape, prevê a conversão das seis torres e do prédio administrativo em apartamentos com uma série de pátios e jardins. Espaços para recreação e esporte, assim como pontes para pedestres e ciclistas, serão incluídos.

– (Divulgação/OMA)
“As torres dos Bijlmerbajes têm sido um marco na periferia de Amsterdã há décadas. Com a expansão urbana da cidade para o norte, sul, leste e oeste, o complexo da prisão gradualmente se tornou um centro geográfico do novo desenvolvimento urbano de Amsterdã e pode se transformar em um vibrante espaço cívico e cultural”, o escritório explica, em seu site oficial.

– (Divulgação/OMA)
Segundo o OMA, o conceito da prisão será mantido e materiais do prédio original serão reutilizados. “Elementos pré-fabricados das paredes existentes devem ser reutilizados como revestimento para os novos edifícios residenciais, barras de prisão serão usadas como balaustradas, e as portas das celas se tornarão painéis de borda para as novas pontes para pedestres”, disse.
A construção do Bajes Kwartier deve começar em 2018.
VEJA TAMBÉM: Uma galeria em um apartamento: