Heatherwick Studio e Foster+Partners inauguram centro em Xangai

O espaço de 420 mil metros quadrados conta com hotel, lojas de luxo, centro cultural, praça pública e escritórios

 (Divulgação/Foster+Partners)

Anunciado em 2013 pelos escritórios britânicos Heatherwick Studio e Foster+Partners, o Bund Finance Centre é um novo projeto de uso misto que busca revitalizar a margem de Xangai, na China.

 (Divulgação/Foster+Partners)

“O Bund Finance Center cria uma conexão fundamental entre a cidade velha e o novo distrito financeiro. Desenvolver a estratégia de massagem para os edifícios foi um desafio interessante em termos de relação com o contexto da arquitetura antiga e nova, refletindo a escala do cais e o caráter dos bairros históricos”, diz Gerard Evenden, do Foster + Partners.

 (Divulgação/Foster+Partners)

Com 420 mil metros quadrados, o espaço conta com oito prédios e integra duas torres de 180 metros de altura, hotel boutique, escritórios, centro artístico e cultural, lojas de luxo, restaurantes e uma praça pública.

 (Divulgação/Foster+Partners)

“Influenciados pela materialidade e escala dos edifícios históricos existentes ao longo do Bund, construímos uma série de edifícios simples de escritórios, lojas e cultura que combinam sistemas de vidro de alto desempenho com quadros de construção de pedra esculpida à mão. Essas estruturas, por sua vez, cercam novos espaços públicos e falam sobre o patrimônio dos edifícios históricos do Bund”, conta Thomas Heatherwick.

 (Divulgação/Foster+Partners)

O foco social do projeto é o centro cultural, que já havia sido inaugurado em junho e possui fachada composta por 675 borlas de liga de magnésio, uma referência a um tradicional acessório nupcial chinês. Os elementos medem de dois a 16 metros e se movem de forma independente, se adaptando aos diversos usos do prédio e revelando o palco, além das vistas para o distrito de Pudong.

 (Divulgação/Foster+Partners)

“O centro cultural é uma mistura ideal de artesanato e tecnologia. É inspirado na tecelagem tradicional chinesa, ao mesmo tempo que incorpora a mais recente tecnologia de ponta que ajuda a resistir a terremotos, tufões e condições climáticas severas”, Evenden completa.

 (Divulgação/Foster+Partners)

VEJA TAMBÉM: Tapeçaria de Tomie Ohtake ganha nova versão após incêndio no Memorial da América Latina

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s