
– (Mohamed Somj/Louvre Abu Dhabi/Designboom)
Após cinco anos de atraso e oito de construção, o Louvre Abu Dhabi, assinado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, finalmente abriu ao público no dia 7 de novembro de 2017.
Projetada para ser uma cidade-museu, a construção é composta por 55 prédios individuais, com 23 galerias, restaurante, museu infantil, auditório e exibições. A arquitetura conta com uma série de estruturas que imitam os assentamentos característicos da região.

– (Mohamed Somj/Louvre Abu Dhabi/Designboom)
Em uma ilha artificial próxima de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o LAD conta com um domo de 180 metros de diâmetro como cobertura. A estrutura, entrelaçada com 7850 peças, permite a entrada da luz natural nas galerias. Os visitantes podem chegar ao local pela terra ou pelo mar.

– (Mohamed Somj/Louvre Abu Dhabi/Designboom)
“A ilha oferece uma paisagem rigorosa, temperada pelo encontro com o canal, uma imagem impressionante da aridez da terra versus a fluidez das águas”, Nouvel disse ao Dezeen. “O prédio é coberto com uma grande cúpula, uma forma comum a todas as civilizações. (…) A água tem um papel crucial, tanto na reflexão de cada parte do edifício como na psique, e na criação de um microclima confortável com uma ajuda do vento”, completou.

– (Mohamed Somj/Louvre Abu Dhabi/Designboom)
Parte de uma série de prédios de artes e cultura, o Louvre Abu Dhabi dividirá espaço com um Guggenheim, assinado pelo arquiteto americano Frank Gehry, e com o Zayed National Museum, projeto do Foster + Partners.
Após visitar a Tianjin Binhai Library, os YouTubers Wahyu Pratomo e Kris Provoost, do #donotsettle, mostram os detahes do Louvre Abu Dhabi. Confira:
Confira mais detalhes no vídeo abaixo: