Mulheres na arquitetura: a importância de Mayumi Souza Lima

A arquiteta dedicou seu trabalho à relação entre arquitetura e educação propondo a construção de espaços educativos de qualidade

 (Reprodução/Revista Habitare)

Na série Mulheres na Arquitetura, vamos colocar em pauta mulheres que possuem importantes feitos arquitetônicos no Brasil e no mundo. Acompanhe aqui.

Mayumi Watanabe de Souza Lima nasceu em 1934 em Tóquio, no Japão. Seu pai era jornalista e a mãe atuava no teatro pertencente ao Grupo de Arte Proletária. O casal decidiu migrar para o Brasil com as duas filhas pequenas, Sayumi e Mayumi, quando o governo começou a perseguir os intelectuais marxistas do país.

Aqui, Mayumi formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e fez estágio com grandes nomes da arquitetura brasileira, como Lina Bo Bardi, Vilanova Artigas e Joaquim Guedes. Na arquitetura, ela se dedicou a estudar planejamento, projeto e construção de equipamentos públicos para a educação de crianças e de jovens. Incentivava os usuários das escolas a interpretar o espaço e, com isso, pretendia formar cidadãos com consciência crítica para uma maior participação na construção de espaços democráticos.

Um dos blocos residenciais da Vila São Miguel, localizada na Asa Norte do Plano Piloto de Brasília, desenvolvido por Mayumi Watanabe e Sérgio Souza Lima

Um dos blocos residenciais da Vila São Miguel, localizada na Asa Norte do Plano Piloto de Brasília, desenvolvido por Mayumi Watanabe e Sérgio Souza Lima (Reprodução/Revista Habitare)

Ao chegar no Brasil, a família de Mayumi viveu em fazendas de Lins e Guaratinguetá até 1940. Depois, mudaram-se para São Paulo. As escolas que Mayumi e sua irmã frequentavam quando pequenas ficavam distantes de sua casa, e as duas precisavam caminhas longos percursos diariamente para poder estudar. Alguns colegas arquitetos acreditam
que esse fato pode ter influenciado a escolha de Mayumi de trabalhar com acessibilidade das escolas e planejamento da rede escolar.

Também atuou em em órgãos públicos trabalhando na construção de complexos escolares e universitários. Foi superintendente do Conesp (Companhia de Construções Escolares do Estado de São Paulo) e na gestão da prefeitura de Luiza Erundina frente ao Cedec (Centro de Desenvolvimento de Equipamentos Urbanos e Comunitários) teve grande importância quando dirigiu a experiência da produção de elementos pré-fabricados para equipamentos sociais urbanos, que possibilitou a montagem de escolas públicas compatíveis com as necessidades do país.

Interior de um dos blocos residenciais da Vila São Miguel, em Brasília

Interior de um dos blocos residenciais da Vila São Miguel, em Brasília (Reprodução/Revista Habitare)

Na faculdade, Mayumi conheceu o estudante de arquitetura Sérgio Souza Lima, com quem se casou em 16 de dezembro de 1961 (um ano após o fim do curso de arquitetura). Foram grandes companheiros durante toda a vida, na atuação profissional, na vida acadêmica e na militância política de esquerda. Juntos, executaram diversos projetos de arquitetura, como escolas públicas, residências e até mesmo o detalhamento e coordenação das obras do MASP para a arquiteta Lina Bo Bardi.

Mayumi também foi professora nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da UnB, em Brasília, de Santos, de São José dos Campos e da Escola de Engenharia de São Carlos. Faleceu em 1994.

Obra

Vila São Miguel, Brasília (DF), Brasil

Detalhamento e Coordenação das obras do MASP, São Paulo (SP), Brasil

Escolas Públicas em São Paulo (SP), Brasil

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s