Mulheres na arquitetura: a pernambucana Janete Costa

Ela acreditava na arquitetura como forma de promover uma transformação sociocultural e exaltou a cultura popular e o artesanato brasileiro

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Na série Mulheres na Arquitetura, vamos colocar em pauta mulheres que possuem importantes feitos arquitetônicos no Brasil e no mundo. Acompanhe aqui.

Janete Ferreira da Costa nasceu no dia 3 de junho de 1932 em Garanhuns (PE). Durante a infância e adolescência, viveu em João Pessoa (PB), em Praia da Conceição em Paulista (PE) e em Natal (RN). Aos 20 anos, em 1952, mudou-se para o Recife (PE), onde iniciou os estudos no Curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes de Pernambuco (EBAP). Em 1954 casou-se com o arquiteto pernambucano Maurício Leitão Santos e, dois anos depois, teve a primeira filha: Cláudia Roberta Santos, também arquiteta – ainda teria mais três filhos, Lúcia Roberta Santos, galerista; Mário Santos e Carmen Roberta Borsoi, ambos arquitetos. Completou o curso de arquitetura em 1961 na Faculdade Nacional de Arquitetura em Niterói (RJ).

Janete é descrita como uma mulher pulsante, cheia de energia, magnética. Foi apaixonada pela cultura e pela diversidade brasileira e preocupou-se em disseminar a cultura popular pelo país e pelo mundo. Acreditava na arquitetura como forma de promover uma transformação sociocultural e exaltava o artesanato brasileiro colocando-o lado a lado de movimentos culturais como o art noveau e o art déco.

Museu Janete Costa de Arte Popular, inaugurado em 2012 em Niterói (RJ) pela prefeitura em dois sobrados neoclássicos construídos em 1892

Museu Janete Costa de Arte Popular, inaugurado em 2012 em Niterói (RJ) pela prefeitura em dois sobrados neoclássicos construídos em 1892 (Denílson Machado/CASA CLAUDIA)

Em 1960, Janete abre a loja de móveis e objetos de decoração Escala, na Praia de Icaraí, em Niterói, onde comercializava móveis de designers brasileiros, como Joaquim Tenreiro e Sergio Rodrigues. Ali, junto com outros sócios, ela também lançou sua primeira linha de móveis, chamada Senzala.

Em 1969, ela volta à Recife e casa-se com o arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi. Em Olinda (PE), ela fixou residência em uma casa na Rua do Amparo, onde também funcionaria a Galeria Amparo 60. Em 1985 projetou a residência onde viveria com Acácio em São Conrado, no Rio de Janeiro, entre 1988 e 2007.

 (Evelyn Müller/CASA CLAUDIA)

Em 1989, realizou o projeto do Centro Administrativo de Uberlândia (MG), em coautoria com Acácio Gil Borsoi, Marco Antonio Borsoi, Rosa Maria Aroucha e Milton Leite Ribeiro. Em 1993, aconteceu o lançamento do livro “Interiores” e a exposição no Rio Design Leblon em comemoração aos 30 anos de carreira da arquiteta. No ano seguinte, participou do projeto do Atelier Roberto Burle Marx em coautoria com Acácio Gil Borsoi e Adelino Dorneles Neto. E em 1994, comandou o projeto de restauro do Teatro Arthur Azevedo e do Palácio dos Leões, ambos em São Luís (MA). Em 1998, desenhou a poltrona “Roberta” para o ambiente Restaurante da mostra CASACOR Pernambuco, em Recife.

Janete participou da curadoria e organização de diversas exposições, entre elas exposições sobre Joaquim Tenreiro no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), em Lisboa e no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). Pelo seu destaque no âmbito cultural, recebeu em 2006 a Medalha João Ribeiro concedida pela Academia Brasileira de Letras e a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, a mais alta comenda concedida pelo Governo do Estado de Pernambuco.

Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA)

Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA) (Reprodução/janetecosta.arq.br)

Em 2001 participou dos projetos de interiores no restauro da Igreja São Lourenço dos Índios e do Solar do Jambeiro, ambos em Niterói. Em 2007, recebeu o prêmio “Mulheres mas influentes do Brasil”, quarta edição, na categoria Arquitetura e Decoração.

Janete faleceu em 28 de novembro, aos 76 anos de idade, na casa da Rua do Amparo, em Olinda (PE). Neste mesmo ano foi inaugurado o Espaço Janete Costa no Museu do Homem do Nordeste – PE. Em 2012 inaugura o “Museu Janete Costa de Arte Popular”, em Niterói (RJ).

Obra

Interiores

Design

Restauro

Palácio dos Leões, São Luís (MA)
Teatro Artur de Azevedo, São Luís (MA)
Solar do Jambeiro, Niterói (RJ)
Igreja São Lourenço dos Índios, Niterói (RJ)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s