
– (Divulgação/Museu da Língua Portuguesa)
Um dos prédios mais imponentes do centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, está em processo de restauração desde o incêndio que devastou o edifício em dezembro de 2015.
Inaugurado em 2006, o museu, que é o primeiro e único do mundo dedicado exclusivamente à um idioma, fará uso de materiais originais do próprio prédio da estação em sua reconstrução, com o objetivo de manter sua identidade e os aspectos característicos da época em que foi edificado, em 1867.

– (Divulgação/Museu da Língua Portuguesa)
A fachada já está quase toda restaurada com reaproveitamento do que o fogo não destruiu por inteiro. Cerca de 85% da madeira necessária para a recuperação das esquadrias é reutilizada do material já existente no edifício A equipe de restauradores retira a parte comprometida das esquadrias, por exemplo, feitas com madeira de peroba rosa, e usa para construir as novas esquadrias.
Os arquitetos estão aproveitando para restaurar tudo, inclusive as áreas que não foram atingidas pelo fogo, e a premissa para todas as etapas do projeto é a sustentabilidade. Para obter o selo LEED (Liderança em Design de Energia e Meio Ambiente), a construção contou com redução do consumo de energia, coleta de água de chuva para irrigação e gestão de resíduos durante a obra e o uso de madeira certificada.
A previsão é que as obras das fachadas terminem em outubro deste ano, mas projeto completo só deve ficar pronto em 2019.