Museu da Língua Portuguesa reutiliza materiais em restauração

O edifício, localizado na Estação da Luz em SP, será reconstruído em grande parte com materiais centenários, originais de 1901

 (Divulgação/Museu da Língua Portuguesa)

Um dos prédios mais imponentes do centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, está em processo de restauração desde o incêndio que devastou o edifício em dezembro de 2015.

Inaugurado em 2006, o museu, que é o primeiro e único do mundo dedicado exclusivamente à um idioma, fará uso de materiais originais do próprio prédio da estação em sua reconstrução, com o objetivo de manter sua identidade e os aspectos característicos da época em que foi edificado, em 1867.

 (Divulgação/Museu da Língua Portuguesa)

A fachada já está quase toda restaurada com reaproveitamento do que o fogo não destruiu por inteiro. Cerca de 85% da madeira necessária para a recuperação das esquadrias é reutilizada do material já existente no edifício A equipe de restauradores retira a parte comprometida das esquadrias, por exemplo, feitas com madeira de peroba rosa, e usa para construir as novas esquadrias.

Os arquitetos estão aproveitando para restaurar tudo, inclusive as áreas que não foram atingidas pelo fogo, e a premissa para todas as etapas do projeto é a sustentabilidade. Para obter o selo LEED (Liderança em Design de Energia e Meio Ambiente), a construção contou com redução do consumo de energia, coleta de água de chuva para irrigação e gestão de resíduos durante a obra e o uso de madeira certificada.

A previsão é que as obras das fachadas terminem em outubro deste ano, mas projeto completo só deve ficar pronto em 2019.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s