
– (Gareth Gardner/Royal Institute of British Architects)
A mais alta honra de arquitetura do Reino Unido, a Royal Gold Medal de 2018 será entregue ao arquiteto americano Neave Brown. O prêmio reconhece as realizações das vidas de profissionais e grupos que têm ou tiveram uma influência significativa no avanço da arquitetura.

22-32 Winscombe Street, em Camden, Londres. (Martin Charles/RIBA Collections/Royal Institute of British Architects)
Em 2016, o arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha foi o recipiente da medalha, entregue pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) e aprovada pela rainha da Inglaterra. Em edições passadas, outros vencedores foram Zaha Hadid, Oscar Niemeyer, Frank Gehry, Norman Foster e Frank Lloyd Wright.

Casa do arquiteto dentro do 22-32 Winscombe Street, em Camden, Londres. (Martin Charles/RIBA Collections/Royal Institute of British Architects)
“Através de suas obras construídas – e, acima de tudo, o aclamado conjunto urbano de Alexandra Road –, Brown forneceu um modelo de arquitetura que não é apenas excepcional na sua forma, mas está profundamente enraizado tanto nas relações sociais que ele sustenta quanto no tecido urbano que reforça. Neave Brown representa a arquitetura em seu pleno sentido, como a criação de edifícios e cidades que não são apenas lindas para contemplar, mas que também tornam a nossa sociedade um lugar mais rico e melhor para viver”, disse Mark Swenarton, historiador de arquitetura e professor, na nomeação da Royal Gold Medal.
Neave Brown deve receber a Medalha de Ouro do RIBA no começo do ano que vem.

Alexandria Road Estate, em Camden, Londres. (Martin Charles/RIBA Collections/Royal Institute of British Architects)
VEJA TAMBÉM: Paulo Mendes da Rocha é o homenageado do Prêmio Casa Claudia Design de Interiores