Noruega terá o maior centro de dados do mundo

Projetado pelo escritório HDR, o prédio tem inspiração no cenário local e no movimento das geleiras

 (Reprodução/ArchDaily)

Depois do Global Seed Vault, cofre que guarda mais de 860 mil sementes do mundo todo, o Ártico agora vai receber o maior centro de dados do mundo, o Kolos Data Center.

Em um fiorde em Ballangen, Noruega, o projeto ganharia esse título devido à quantidade de energia elétrica que o local pretende extrair da rede para fornecer seus bancos de servidores e instalações de resfriamento.

Planejado pela empresa de dados Kolo com design do escritório HDR, o centro contará com 600 mil metros quadrados e tirará proveito do frio da região, assim como da umidade baixa e da abundância de energia hidrelétrica disponível ali.

 (Reprodução/ArchDaily)

A ideia é que o espaço utilize 100% de energia renovável em uma das redes mais estáveis do mundo. No projeto, inspirado pelos leques aluviais, montanhas e geleiras do entorno, a disposição dos prédios imita o movimento das geleiras quando se movem e deslocam partes de terra.

Próximo à água, o centro inclui um tipo de praça pública que leva cobre – o material é uma referência à história de mineração da área. Espera-se que a construção termine em 2018.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Fonte: ArchDaily

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s