
– (Reprodução/ArchDaily)
Depois do Global Seed Vault, cofre que guarda mais de 860 mil sementes do mundo todo, o Ártico agora vai receber o maior centro de dados do mundo, o Kolos Data Center.
Em um fiorde em Ballangen, Noruega, o projeto ganharia esse título devido à quantidade de energia elétrica que o local pretende extrair da rede para fornecer seus bancos de servidores e instalações de resfriamento.
Planejado pela empresa de dados Kolo com design do escritório HDR, o centro contará com 600 mil metros quadrados e tirará proveito do frio da região, assim como da umidade baixa e da abundância de energia hidrelétrica disponível ali.

– (Reprodução/ArchDaily)
A ideia é que o espaço utilize 100% de energia renovável em uma das redes mais estáveis do mundo. No projeto, inspirado pelos leques aluviais, montanhas e geleiras do entorno, a disposição dos prédios imita o movimento das geleiras quando se movem e deslocam partes de terra.
Próximo à água, o centro inclui um tipo de praça pública que leva cobre – o material é uma referência à história de mineração da área. Espera-se que a construção termine em 2018.
Confira mais detalhes no vídeo abaixo:
Fonte: ArchDaily