
– (Reprodução/Architectural Digest)
O arquiteto Renzo Piano acaba de inaugurar seu mais novo projeto na cidade de Santander, na Espanha. Um dos grandes nomes da arquitetura high-tech, o italiano é o nome por trás do novo Centro Botín, que sediará todos os eventos culturais, artísticos e educacionais promovidos pela Fundação Botín.
LEIA TAMBÉM: Museu do Amanhã vence prêmio de construção verde mais inovadora
Futurista, a construção está localizada na orla da praia. O projeto cobriu o edifício com 2.700 discos de cerâmica, originando uma fachada projetada para refletir a luz do sol.

– (Reprodução/Architectural Digest)
Em entrevista ao site Architectural Digest, o arquiteto explicou o conceito da obra e sua conexão com a natureza. “A luz é o elemento mais importante [do projeto], e em Santander, é uma luz muito especial. Ela vem do sul, toca a água e atinge o prédio”, comenta.
Renzo Piano ergueu o prédio sobre palafitas e fez os espaços interiores nivelados inteiramente transparentes. “O prédio não vem ao chão. Queríamos manter o espaço público aberto”, justifica o arquiteto. No entorno do Centro Botín, os históricos Jardins de Pereda foram restaurados em parceria com o paisagista Fernando Carucho.

– (Reprodução/Architectural Digest)