Pavilhão Barcelona de Mies van der Rohe é revestido de branco

A intervenção faz parte do programa da Fundació Mies van der Rohe, que convida artistas a se expressarem no espaço

A intervenção faz parte do programa da Fundació Mies van der Rohe, que convida artistas a se expressarem no espaço

(Divulgação/Fundació Mies van der Rohe Barcelona)

Depois de ser homenageado em vídeo pelo espanhol Fernando Avuso, o Pavilhão Barcelona (Barcelona Pavilion) de Mies van der Rohe passou por mudanças nos últimos dias.

Na cidade espanhola, a Fundació Mies van der Rohe convida, periodicamente, artistas para se expressarem no prédio, um ícone do trabalho do arquiteto alemão-americano (1886-1969).

Neste ano, Anna & Eugeni Bach comandam o Mies Missing Materiality, intervenção que revestiu o Pavilhão de branco para transforma-lo em um modelo em tamanho real por 11 dias.

A obra foi dividida em três partes. Do dia 8 de novembro até amanhã, 15, acontecerá a desmaterialização. Da inauguração, no dia 16, ao 27 de novembro, o pavilhão ficará exposto e, nos dias 27 e 28 a intervenção será desmontada. Durante a inauguração, os arquitetos falarão sobre a importância da materialidade.

“Transformando o Pavilhão em uma maquete, com todas as superfícies restritas ao mesmo material, tão branco quanto indeterminado, revela o papel representativo do edifício – tanto o original, como o símbolo nacional, como o da réplica, representando o primeiro. Por um tempo, o Pavilhão será a maquete de escala 1: 1 mais duradoura da réplica do pavilhão temporário na arquitetura moderna”, Anna e Eugeni explicam.

“Dar essa brancura homogeneizadora ao Pavilhão significa dotá-lo com uma das características definidoras da historiografia moderna (não da modernidade). No entanto, ao mesmo tempo, envolve também despojar o Pavilhão de sua materialidade e suas características únicas – especificamente aquela que o ergueu como um ícone do movimento moderno”, completam.

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s