
– (Pepo Segura/Fundació Mies van der Rohe Barcelona)
Conhecido como Barcelona Pavilion, o German National Pavilion foi construído em 1929 por Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) para a Exposição Internacional de Barcelona, na Espanha.
Erguido com vidro, aço e diferentes tipos de mármore, o pavilhão foi desmontado após o evento, em 1930. “Com o passar do tempo, tornou-se um ponto de referência fundamental, não só na própria carreira de Mies van der Rohe, mas também na arquitetura do século XX como um todo”, explica a página oficial do local.

– (Pepo Segura/Fundació Mies van der Rohe Barcelona)
Assim, em um projeto comandado pelos arquitetos Ignasi de Solà-Morales, Cristian Cirici e Fernando Ramos, o Barcelona Pavilion foi reconstruído e inaugurado em 1986. Agora, mais de 30 anos depois, o espaço se tornou o ponto central do novo trabalho do arquiteto e criador audiovisual espanhol Fernando Avuso, que homenageou a obra do arquiteto alemão por meio de um vídeo.

– (Pepo Segura/Fundació Mies van der Rohe Barcelona)
“É um tributo simples a um arquiteto tão ilustre que busca demonstrar o amor pela arquitetura que muitos sentem e que uma grande parte da sociedade, provavelmente devido à ignorância, não compartilha. A intenção é aproximar essas pessoas, que não têm uma apreciação ou compreensão da arquitetura moderna”, Avuso disse, conforme a publicação do ArchDaily.
Abaixo, confira o vídeo na íntegra (em inglês):
É possível fazer um tour virtual pelo pavilhão neste link.
Fonte: ArchDaily