
– (Divulgação/Pritzker Prize)
Em 2018, quem receber a medalha do Pritzker Architecture Prize será o 40º vencedor do prêmio, considerado o Oscar da arquitetura.
Para selecionar o laureado, o júri contará com duas adições no ano que vem. O diplomata carioca André Corrêa do Lago já havia sido anunciado em maio, e o último integrante do grupo de oito profissionais será o arquiteto chinês Wang Shu, vencedor do Prêmio em 2012.
Seis jurados permanecem: o arquiteto australiano Glenn Murcutt (Pritzker de 2002), presidente do júri; o americano Stephen Breyer, da Suprema Corte dos Estados Unidos; o inglês Lord Palumbo, presidente do Emeritus of the Trustees; o arquiteto londrino Richard Rogers, vencedor do Pritzker de 2007; a arquiteta espanhola Benedetta Tagliabue, diretora do EMBT Miralles Tagliabue; e o indiano Ratan N. Tata, presidente do Emeritus of Tata Sons.

O diplomata carioca André Corrêa do Lago. (Divulgação/Pritzker Prize)
“À medida que nos aproximamos do 40º aniversário do Prêmio Pritzker, o acréscimo de André Corrêa do Lago e Wang Shu continua a incorporar a faixa internacional refletida pelos laureados e jurados presentes e passados. As contribuições de ambos os indivíduos para o campo da arquitetura, a partir de diferentes pontos de vista, os torna membros ideais do júri“, disse Tom Pritzker, presidente da Hyatt Foundation, de acordo com a publicação do ArchDaily.
O laureado do Pritzker de 2018 será anunciado em março.