País de Gales desiste de escultura próxima ao Castelo de Flint

Em julho, quando projeto foi anunciado, os moradores da região lançaram uma petição alegando que a escultura "representa a opressão sofrida pelo povo galês"

(Divulgação/George King Architects)

Depois que uma petição online somou 11 mil assinaturas, o governo do País de Gales desistiu oficialmente de construir a escultura Iron Ring, do arquiteto George King. O projeto, que seria erguido ao lado do histórico Castelo de Flint, um dos pontos turísticos mais emblemáticos do Reino Unido, havia gerado um embate entre os moradores da região desde seu anúncio, em 21 de julho.

(Divulgação/George King Architects)

Para eles, a escultura seria um símbolo da opressão histórica do povo galês, soando como uma homenagem a Edward I, rei da Inglaterra de 1272 a 1307. “Achamos isso extremamente desrespeitoso para o povo do País de Gales e nossos antepassados ​​que lutaram contra a opressão, a subjugação e a injustiça por centenas de anos”, diz a petição, que exige o fim do projeto. Depois da polêmica, o governo havia pausado os planos da construção.

(Divulgação/George King Architects)

O Castelo de Flint está situado ao lado do rio Dee e foi construído em 1277. Foi um dos primeiros a serem construídos no País de Gales por Edward I, que passou a erguer outros castelos na região formando um “Anel de Ferro”, usado para oprimir a resistência dos galeses.

(Divulgação/George King Architects)

No entanto, para o arquiteto, a escultura “simboliza uma gigante coroa enferrujada que representa o relacionamento entre as monarquias medievais da Europa e os castelos que eles construíram”. Com 30 metros de diâmetro, o anel funcionaria como uma passarela elevada com vista para o rio. “A escultura terá uma forma equilibrada, meio enterrada sob o solo, e metade projetando-se no ar, para demonstrar a natureza instável da coroa”, explicou, de acordo com o Dezeen

Estimada em £ 395,000 (aproximadamente 525 mil dólares), a escultura foi vencedora de uma competição.

Fonte: Dezeen

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s