Rafael Moneo vence o Praemium Imperiale de arquitetura

O arquiteto espanhol foi anunciado hoje, 13, como laureado da premiação japonesa, organizada pela Japan Art Association (JAA)

(Divulgação/Praemium Imperiale)

Em sua 29ª edição, o Praemium Imperiale seleciona anualmente profissionais de destaque nas áreas da pintura, escultura, arquitetura, música e teatro/filme. Organizada pela Japan Art Association (JAA), a premiação japonesa anunciou hoje, 13, os vencedores de 2017.

Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, 2002, Los Angeles. (© Michael Moran/Courtesy of Rafael Moneo Architects/Praemium Imperiale)

Em arquitetura, área que reconheceu Paulo Mendes da Rocha no ano passado, o laureado é Rafael Moneo. Pritzker de 1996, o arquiteto espanhol recebeu a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects – RIBA Royal Gold Medal – em 2003.

(Divulgação/Praemium Imperiale)

Entre seus projetos estão o prédio Bankinter, em Madri, a Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, em Los Angeles, e a extensão do Museo del Prado, também na capital espanhola.

Extensão do Museo del Prado, 2007, Madri. (Divulgação/Praemium Imperiale)

“Rafael Moneo é muito admirado pelo trabalho que faz ao projetar prédios, considerando as condições específicas da localização proposta, garantindo que suas construções se misturem à paisagem da cidade sem esforço, e, ao mesmo tempo, respeitando o meio ambiente”, explicou o anúncio do Praemium Imperiale.

Estação de trem Madrid Atocha, 1992, Madri. (Divulgação/Praemium Imperiale)

Neste ano, Shirin Neshat é o vencedor de pintura; El Anatsui, de escultura; Youssou N’Dour, de música; e Mikhail Baryshnikov, de teatro/filme.

Bankinter, 1976, Madri. (Divulgação/Praemium Imperiale)

VEJA TAMBÉM: 5 peças de design que amamos:

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s