RIBA elege 6 finalistas para o 2017 Stephen Lawrence Prize
O prêmio do Royal Institute of British Architects reconhece projetos construídos com orçamento menor do que um milhão de libras
access_time
8 Sep 2017, 11h27
(Divulgação/Royal Institute of British Architects)
Em seu 20º ano, o Stephen Lawrence Prize foi estabelecido em 1998 e integra os prêmios do RIBA, Royal Institute of British Architects. Com foco em projetos com orçamento menor do que um milhão de libras (aproximadamente 1,320 milhões de dólares), a premiação anunciou os seis finalistas da edição de 2017.
Neste ano, o júri é composto por Marco Goldschmied, ex-presidente do RIBA e fundador da Marco Goldschmied Foundation; Doreen Lawrence, baronesa Lawrence de Clarendon; Taro Tsurata, do Tsurata Architects, vencedor de 2016; e Stephanie Edwards, vencedora da bolsa de estudos Stephen Lawrence Scholarship.
O vencedor do 2017 Stephen Lawrence Prize será anunciado em 31 de outubro, em Londres.
Confira os seis projetos finalistas abaixo:
-
1. The Compound, em Birmingham, Inglaterra - BPN Architects
zoom_out_map
1/6 (Divulgação/Royal Institute of British Architects)
Descrição: “Com que frequência o cliente do arquiteto também atua como designer de projeto? Não muito frequentemente. Talvez ao desenvolver um conjunto para uma empresa de filmagem ou um design de palco para uma produção de teatro. Certamente, há um ar de teatro e cinematografia nos projetos da Compound – uma antiga fábrica têxtil transformada em um espaço de arte, uma oficina e uma casa de clientes”.
A The Compound venceu, neste ano, os prêmios RIBA West Midlands Regional Award 2017, RIBA West Midlands Conservation Award 2017 e RIBA West Midlands Client of the Year 2017.
-
2. Fallahogey Studio, em Kilrea, Irlanda do Norte - McGarry-Moon Architects
zoom_out_map
2/6 (Divulgação/Royal Institute of British Architects)
Descrição: “O estúdio Fallahogey está situado no jardim da premiada casa dos arquitetos, ao sul de Kilrea, e é composto por uma forma única de escala modesta que referencia e continua a tradição de galpões agrícolas, celeiros e anexos que prevalecem em todo o local campo. O programa exigia um espaço de estúdio para seu escritório crescente, que até agora ocupava um espaço pequeno, junto com uma garagem e uma suíte de hóspedes”.
O Fallahogey Studio venceu, neste ano, os prêmios RIBA Northern Ireland Award 2017, RIBA Northern Ireland Small Project of the Year Award 2017, e RIBA National Award 2017.
-
3. Houseboat, Poole, em Dorset, Inglaterra - Mole Architects with Rebecca Granger Architects
zoom_out_map
3/6 (Divulgação/Royal Institute of British Architects)
Descrição: “O layout é baseado em um ideal de vida de nível dividido desenvolvido pelo cliente de maneiras diferentes em outros projetos em Londres. Externamente, as tábuas de madeira manchada de preto estão acima da base de concreto exposta. A forma orgânica da casa, juntamente com a seção escalonada e o local espetacular, criou uma casa de originalidade e prazer”.
A Houseboat venceu, neste ano, o prêmio RIBA South West Award 2017.
-
4. Peacock House, em Aldeburgh, Suffolk, Inglaterra - BHSF Architekten with Studio-P
zoom_out_map
4/6 (Divulgação/Royal Institute of British Architects)
Descrição: “A casa, nos subúrbios de Aldeburgh, está em uma área arborizada cercada por outras propriedades sem uma perspectiva particular. É, portanto, inteiramente apropriado que ela se volte para dentro em torno de um pátio. O arranjo de três blocos de construção é extremamente simples, consistindo em áreas sociais principais, um escritório e um estúdio. Todos têm detalhes consistentes e imaculados usando um conjunto restrito de materiais”.
A Peacock House venceu, neste ano, os prêmios RIBA East Award 2017 e RIBA National Award 2017.
-
5. Silver House, em Swansea, País de Gales - Hyde + Hyde Architects
zoom_out_map
5/6 (Divulgação/Royal Institute of British Architects)
Descrição: “Como uma casa de família, a acomodação é em camadas, com quartos no piso térreo e sala de estar e quarto principal no primeiro andar. A ordem arquitetônica segue as funções: o porão é iluminado; os quartos são fechados em paredes de concreto envoltas em uma camada de pedra seca; a sala de estar é moldada em madeira e aço e abre para maravilhosas vistas costeiras”.
-
6. Wolfson Tree Management Centre, em Tetbury, Gloucestershire, Inglaterra - Invisible Studio
zoom_out_map
6/6 (Divulgação/Royal Institute of British Architects)
Descrição: “Projetados para um orçamento apertado, estes prédios demonstram que, com uma abordagem certa de design, materiais de origem local podem ser usados para reduzir o impacto ambiental do ambiente construído, bem como reduzir os custos de construção”.
O Wolfson Tree Management Centre venceu, neste ano, os prêmios RIBA South West Award 2017, RIBA South West Sustainability Award 2017, e RIBA South West Client of the Year 2017.
VEJA TAMBÉM: VII Prêmio CASA CLAUDIA: vencedor Casas Urbanas:
https://www.youtube.com/watch?v=zFvimUZA8Q8
–– (Divulgação/CASA CLAUDIA)