Shigeru Ban desenhará 20 mil abrigos para refugiados no Quênia

O arquiteto, ganhador do prêmio Pritzker de 2014 e conhecido por seu trabalho humanitário, usará materiais sustentáveis no projeto

Shigeru Ban, arquiteto japonês ganhador do prêmio Pritzker de 2014, assinou um acordo com a ONU para desenhar até 20 mil abrigos para refugiados no assentamento Kalobeyei, no Quênia. Ban é conhecido por seus projetos humanitários e pela aplicação inovadora de materiais recicláveis, como o papelão, para construir abrigos de alta qualidade e baixo custo para vítimas de desastres em todo o mundo. Atualmente, Kalobeyei é lar de mais de 37 mil refugiados, sendo que a capacidade original é de 45 mil. Neste ano, chegaram mais de 17 mil pessoas, e o número só tende a aumentar.

(Reprodução/UN-HABITAT)

O projeto, no entanto, é desafiador. O clima no Quênia é extremamente quente e árido, com períodos de muita chuva e grandes inundações. Não há vôos diretos para o local, e pode levar até três dias para chegar ao assentamento por estradas da capital Nairobi. Ban está comprometido com a proposta. Durante visitas ao lugar, ele enfatizou seu comprometimento em incorporar as tradições arquitetônicas locais no produto final, e afirma: “A chave será desenhar e construir abrigos onde pouca ou nenhuma supervisão técnica é necessária, e usar materiais disponíveis no local e que sejam ecologicamente amigáveis. É importante que as casas possam ser conservadas com facilidade pelos habitantes.”

(Reprodução//UN-HABITAT)

A UN-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), agência encarregada de guiar desenvolvimento social e ambientalmente sustentável, particularmente na área de abrigos, trabalhará com Ban para garantir que os objetivos do projeto sejam cumpridos. Essa será a primeira vez que a UN-Habitat focará especificamente em casas para refugiados no Quênia. O design definitivo será testado em 20 protótipos, e, se bem sucedido, será escalado para substituir todas as estruturas existentes no abrigo.

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s