Snøhetta transformará fachada de prédio icônico em NY

Uma cortina de vidro dará cara nova à fachada do 550 Madison Avenue, um do edifícios mais artisticamente importantes dos últimos 50 anos

 (DBOX/550 Madison)

O escritório de arquitetura norueguês Snøhetta foi selecionado para reformar e transformar um dos edifícios mais icônicos do mundo, o 550 Madison Avenue, projetado na década de 1980 por Philip Johnson e John Burgee na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Marcando um começo do controverso pós-modernismo, movimento artístico caracterizado pelo conceito de anti-arte, o edifício de pedra em estilo clássico possui estética oposta aos crescentes arranha-céus envidraçados que surgiram com o modernismo no começo do século XX. O 550 Madison Avenue já abrigou empresas importantes como a AT&T e SONY.

 (Divulgação/550 Madison)

Para a reforma, os arquitetos do Snøhetta planejaram priorizar a fachada e torná-la mais atrativa e convidativa aos pedestres. Assim, toda a base do edifício será substituída por uma cortina de vidro, e espaço público que preenche a entrada dobrará de tamanho, criando um exuberante jardim ao ar livre na parte interna. O topo da torre, um inconfundível frontão vazado em formato de U, permanecerá o mesmo devido a sua importância histórica e artística, sendo uma das formas definidoras do skyline da cidade.

 (DBOX/550 Madison)

O escritório pretende também atingir o certificado LEED Gold de excelência, comprometendo-se com a sustentabilidade ao instalar aparelhos filtradores de ar e aumentar a entrada de luz natural durante o dia, poupando futuros gastos de energia desnecessários.

 (DBOX/550 Madison)

O projeto, patrocinado pelas empresas Olayan America e Chelsfield, possui orçamento de 300 milhões de dólares, e tem previsão de entrega para 2019.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s