Sønetha planeja primeiro restaurante submerso da Europa

Localizado no ponto mais ao sul da costa da Noruega, o Under se tornará, ao longo do tempo, um recife de marisco artificial

 (Divulgação/Sønetha)

Seguindo projetos como o Ithaa, nas Maldivas, e o Al Mahara, em Dubai, agora a Europa terá seu primeiro restaurante submerso.

Planejado pelo escritório Sønetha, o Under também funcionará como um centro para pesquisa da vida marinha e será construído em Lindesnes, no ponto mais ao sul da costa da Noruega.

 (Divulgação/Sønetha)

A estrutura – um retângulo de concreto – fica parcialmente submerso, com a parte superior apoiada no litoral. O objetivo é que o restaurante se integre no ambiente marinho e se torne um recife de marisco artificial que simultaneamente purificará a água e atrairá mais espécies.

 (Divulgação/Sønetha)

No caminho até a entrada, placas contarão a história da biodiversidade e da costa norueguesa. A rampa da entrada mistura carvalho local não tratado e o próprio concreto. No interior, a madeira ganhará tons acinzentados para unificar a estrutura.

 (Divulgação/Sønetha)

O percurso até o restaurante passa por três andares – o salão fica cinco metros abaixo da linha do mar. Os visitantes começam pela área de guarda-roupa e seguem para um bar de champagne. No restaurante, duas mesas de jantar longas e diversas mesas menores acomodam de 80 a 100 clientes. Como ‘under’ (embaixo, em inglês) também se traduz para ‘maravilha’ em norueguês, os profissionais instalaram uma janela de acrílico de 11 x 4 metros que dá vista para o solo oceânico.

 (Divulgação/Sønetha)

“A paleta de cores do restaurante segue a lógica das diferentes histórias da construção. Enquanto o bar de champanhe é caracterizado por cores inspiradas pela zona costeira, com suas cores suaves evocando o sedimento de conchas, rochas e areia, a sala de jantar é submersa em cores azuis e verdes mais escuras inspiradas no fundo do mar, nas algas e no mar agitado”, o escritório explica.

Na Espanha, o restaurante Submarino também é submerso, mas fica dentro do aquário Oceanogràfic, o maior do continente europeu.

VEJA TAMBÉM: Palácio Tangará: o primeiro hotel seis estrelas de São Paulo

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s