Única residência desenhada por Zaha Hadid é concluída na Rússia

Localizada na vila de Barvikha, a Capital Hill Residence foi projetada para o promotor imobiliário Vladislav Doronin e sua esposa, a modelo Naomi Campbell

 (Divulgação/OKO Group)

A arquiteta iraquiana Zaha Hadid (1950 – 2016) deixou um legado na arquitetura mundial com seus projetos desconstrutivistas e repletos de curvas. A maioria de seus trabalhos foi destinado ao ramo comercial ou público: edifícios, museus, universidades, pavilhões. 10 anos antes de falecer, no entanto, a arquiteta foi convidada pelo promotor imobiliário Vladislav Doronin para desenhar sua residência privada em uma floresta no norte da Rússia.

Veja também: Zaha Hadid Architects assina cadeiras para Nagami

 (Divulgação/OKO Group)

Durante uma conversa informal em 2006, Doronin explicou à Hadid suas expectativas com relação à casa: queria acordar e não ver nenhum vizinho, nenhuma outra casa – somente o céu azul acima das árvores. Hadid pegou seu caderninho e desenhou um esboço na hora, e Doronin se apaixonou pelo projeto. Foi aí que os planos para a construção da Capital Hill Residence em parceria com a imobiliária OKO Group, de Donorin, começaram.

 (Divulgação/Zaha Hadid Architects)

A residência, localizada na vila de Barvikha, possui 2650 m² e é dividida em dois componentes principais: a base parcialmente subterrânea e a torre de 22 metros de altura, que separa o quarto principal das áreas de convivência por um elevador de vidro. Dentro dessas duas divisões, existem ainda diferentes níveis que separam as áreas de lazer e entretenimento no térreo, dos quartos e lounges na estrutura acima das árvores.

Veja também: Zaha Hadid assina seu primeiro projeto em Nova York

 (Divulgação/Zaha Hadid Architects)

A primeira vista, a construção pode parecer uma nave espacial. Hadid era capaz de incorporar movimento e sinuosidade à materiais e objetos estáticos, como vidro, metal e rocha. Ao todo, o projeto custou 140 milhões de dólares, e superou todas as expectativas de Doronin. “Capital Hill Residence virou uma escultura, uma verdadeira prova da genialidade de Zaha Hadid. Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de trabalhar com ela neste projeto, pois ele ficou exatamente como Zaha o imaginou: uma escultura habitável perfeita.”, afirma o bilionário.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s