Antonio Dias morre aos 74 anos no Rio de Janeiro

O artista plástico e pintor foi um dos grandes nomes da arte brasileira nos anos 1960

O artista plástico paraibano Antonio Dias faleceu nesta quarta-feira (01/08), no Rio de Janeiro. O pintor já lutava contra um tumor cerebral há algum tempo, porém não resistiu às metástases.

A carreira artística de Antonio Dias começou em 1960, mas o que o lançou como pintor foi o fato de ter estudado no Atelier Livre de Gravura da Escola Nacional de Belas Artes, em 1959. Suas obras continham forte caráter político que denunciava o arbítrio da ditadura militar instaurada no Brasil em 1964. Além disso, o artista desenvolveu junto dos modernistas, nos anos 1950, sua habilidade de desenhar.

Mas ele não se limitou à produzir apenas no Brasil. Ao mudar-se para Milão, em 1968, conheceu e se aproximou da arte povera e do conceitualismo europeu, incorporando esses conceitos às suas obras. Antes, seus trabalhos eram marcados por uma profusão visceral de imagens, mas após essa mudança, o preto e branco e as poucas palavras tomaram lugar. Em 1971, recebeu uma bolsa para estudar na Fundação Guggenheim, na França, onde acabou ficando e dando força à sua carreira internacional. Foi lá que realizou a série The Illustration Of Art, que terá algumas peças exibidas em uma exposição individual realizada na Galeria Nara Roesler, a partir do dia 25, com curadoria do crítico Paulo Sérgio Duarte. Na mostra também será exposta uma obra inédita, que estava no ateliê italiano de Dias.

 

Siga CASA CLAUDIA no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s