Artista recria estrutura do Partenon com aço e 100.000 livros

Criada por Marta Minujín, as obras foram fixadas em uma estrutura de aço que reproduz a arquitetura de uma das construções mais emblemáticas do mundo

 (Reprodução/Instagram)

A artista argentina Marta Minujín criou uma réplica em grande escala do Partenon, um dos marcos arquitetônicos mais emblemáticos do mundo, utilizando apenas uma estrutura de aço e 100.000 livros. A instalação está em exposição no festival Documenta 14, que acontece até o dia 17 de setembro em Kassel, na Alemanha.

 (Reprodução/YouTube)

Em parceria com estudantes da Universidade de Kassel, Marta selecionou mais de 170 títulos censurados em vários países do mundo. A instalação simboliza a resistência às opressões políticas e foi montada exclusivamente com livros doados. Cada obra foi amarrada em uma estrutura de aço e fixadas com folhas de plástico.

LEIA TAMBÉM: Artista transforma latas de lixo em buquês de flores em NY

De acordo com a artista, a forma do Partenon foi escolhida porque ele simboliza “os ideais estéticos e políticos da primeira democracia do mundo”. O projeto foi inspirado por uma instalação antiga intitulada “El Partenón de libros”, construída em 1983 após o colapso da ditadura civil-militar na Argentina.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s