Bienal das Artes do Sesc-DF apresenta 100 obras em Brasília

Os trabalhos selecionados são de artistas nacionais e internacionais e estarão expostos entre 27 de junho e 26 de julho

PINTURA Chico Liberato – Nós, Filhos do Brasil

PINTURA Chico Liberato – Nós, Filhos do Brasil (Divulgação/Sesc DF)

Durante um mês, entre 27 de junho e 26 de julho, Brasília será palco da segunda edição da Bienal das Artes do Sesc-DF. São 100 trabalhos, entre arte digital, desenho, escultura, fotografia, gravura, objeto tridimensional e pintura, selecionados por cinco curadores entre 834 inscritos do Brasil e do mundo. A exposição tem entrada franca, é aberta ao público e acontece no Pátio Brasil Shopping.

FOTOGRAFIA Daniela Segadilha – A fuga

FOTOGRAFIA Daniela Segadilha – A fuga (Divulgação/Sesc DF)

“A Bienal é resultado de um trabalho sério que segue uma seleção criteriosa. Brasília não tinha uma Bienal e agora ganhou uma que é uma oportunidade para que os artistas possam mostrar o seu talento. É um momento especial, no qual poderemos ver as principais tendências do cenário artístico”, afirmou Casimiro Neto, assessor da direção Regional do Sesc-DF, em comunicado oficial.

OBJETO TRIDIMENSIONAL Lula Ricardi – Equemas Burocráticos

OBJETO TRIDIMENSIONAL Lula Ricardi – Equemas Burocráticos (Divulgação/Sesc DF)

Segundo o curador da Comissão Curadora, Jacob Klintowitz, a seleção das obras teve uma visão multidisciplinar por conta da formação diferente de cada jurado. “Obedecemos ao critério de qualidade independentemente da categoria. Essa Bienal contraria o hegemônico processo expositivo brasileiro. A tradição é que se escolhe um tema e se reúne um grupo de artistas para compor. E no Sesc-DF é um processo inverso, onde qualquer artista conhecido ou desconhecido tem a possibilidade de se inscrever e poder expor o seu trabalho. Isso traz novas possibilidades às artes”.

PINTURA Felipe Salsano – Anjo da Guarda

PINTURA Felipe Salsano – Anjo da Guarda (Divulgação/Sesc DF)

O artista visual baiano Mario Vasconcelos foi selecionado na categoria escultura e participa pela primeira vez de uma bienal. “Isso representa uma consagração do meu trabalho, que é feito em cerâmica e expressa questões políticas, de gênero, sociais e religiosas. Para a Bienal do Sesc-DF trago uma instalação com seis elementos que constroem uma narrativa que parte da elaboração de mitos africanos e afro-brasileiros, que é o candomblé”, adianta.

ESCULTURA Darlan Rosa – Série Curvas

ESCULTURA Darlan Rosa – Série Curvas (Divulgação/Sesc DF)

Outra escolhida, a pintora Júlia dos Santos Baptista aproxima Oriente e Ocidente na coleção intitulada “Kimonos”. Suas obras refletem temas universais de natureza política, cultural e urbana, buscando um diálogo entre a arte e as questões sociais, sempre de maneira delicada e sutil, a partir de imagens que remetem a tradições antigas e às suas próprias memórias de infância.

DESENHO Caroline Ting – Cheio-vazio

DESENHO Caroline Ting – Cheio-vazio (Divulgação/Sesc DF)

Todos os 100 selecionados para a Bienal vão receber diploma de menção honrosa e medalha. Além das obras selecionadas, a Bienal vai contar também com uma sala especial com 30 obras de artistas e alunos do Instituto Olga Kos de Inclusão Social, que atende pessoas com deficiência.

ARTE DIGITAL The Salvess – Extinção Contemporânea

ARTE DIGITAL The Salvess – Extinção Contemporânea (Divulgação/Sesc DF)

Bienal das Artes do Sesc-DF

Quando: de 27/6 a 26/7, das 10h às 21h

Onde: Pátio Brasil Shopping

Informações: http://bienaldasartes.com.br/pt/

Entrada franca

Siga CASA CLAUDIA no Instagram

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s