BIENALSUR chega a Montevidéu nesta semana

A primeira Bienal de Arte Contemporânea da América do Sul começa pela maior cidade do Uruguai, com o intuito de promover integração cultural através da arte

 (Reprodução/BIENALSUR)

A primeira Bienal de Arte Contemporânea da Améria do Sul, ou BIENALSUR, inaugurou ontem (24 de agosto) em Montevidéu, no Uruguai. Esta é a primeira vez na história que um conjunto de nações une esforços para conceber um evento deste tipo, e não somente um país ou cidade.

Mais de 32 cidades em 16 países se conectarão através desta grande exposição com um objetivo em comum: divulgar a arte sul-americana e promover integração cultural, formando assim um novo polo no circuito de artes visuais.

O evento reunirá artistas que trabalham em diferentes formatos, desde pinturas em tela e esculturas à instalações e documentários. Os 84 espaços em todo o mundo dedicados às exibições estarão interconectados, permitindo que os espectadores acessem a totalidade da mostra.

A ideia desta bienal veio do sociólogo argentino, reitor da Universidad Tres de Febrero e diretor do evento Aníbal Jozami. “A importância da interconexão não é um mero jogo tecnológico”, ele afirma, “Pretende que se dê uma interrelação cultural entre os países da América do Sul, que até o momento não existe.”

No Brasil, a exposição virá para o Rio de Janeiro e São Paulo, mas o cronograma de atividades ainda não foi divulgado. Entre os artistas brasileiros que confirmaram participação no evento, estão Ana Maria Tavares, Anna Bela Geiger, Cildo Meireles, Eduardo Srur, Elisa Bracher, Fábio Magalhães, Jaime Laureano, Luiz Braga e Regina Silveira.

Acompanhe a programação no site oficial da BIENALSUR.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s