CCBB disponibiliza exposições online no Google Arts & Culture

As atividades culturais das quatro unidades do museu agora são acessíveis na plataforma, incluindo visitas virtuais e imagens de obras em alta resolução

Fachada do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo.

Fachada do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. (Divulgação/Centro Cultural Banco do Brasil)

Imagine ter todas atividades do Centro Cultural Banco do Brasil – exposições de artes visuais, espetáculos teatrais e musicais, cinema e ações educativas – na palma da sua mão? Agora você pode!

Em parceria com a plataforma Google Arts & Culture, o CCBB disponibilizou grande parte de seu acervo, com mostras permanentes ou temporárias de todas as suas quatro unidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte), no aplicativo. Dessa forma, os usuários poderão visualizar exibições com recursos de vídeos em 360°, imagens em alta resolução – captadas por uma câmera fotográfica desenvolvida pelo Google que é capaz de registrar até os mínimos detalhes de uma tela, artigos e experiências em realidade virtual e no Street View (função em que se “caminha” pelos corredores dos museus).

Veja também: Descubra com qual obra de arte você se parece

Ponte City – Mikhael Subotzky e Patrick Waterhouse. Exposição Ex Africa, no CCBB Belo Horizonte.

Ponte City – Mikhael Subotzky e Patrick Waterhouse. Exposição Ex Africa, no CCBB Belo Horizonte. (Mikael Subotzky e Patrick Waterhouse/Centro Cultural Banco do Brasil)

A iniciativa faz parte do projeto O que é arte contemporânea?, uma página criada pelo Google que, pela primeira vez, é dedicada exclusivamente à esse movimento artístico. O serviço reúne obras de 51 museus ao redor do mundo, sendo que 15 deles são brasileiros. Entre eles, o MASP, Instituto Inhotim, Museu Oscar Niemeyer e o CCBB cederam suas coleções, com pinturas, esculturas e outras peças aclamadas pela crítica nos séculos XX e XXI, para essa nova forma de se vivenciar a arte — e torná-la mais acessível.

Veja também: Coleção do MASP é disponibilizada online no Google Arts & Culture

Dos Camas, obra do coletivo cubano Los Carpinteros da exposição Objeto Vital. No CCBB Rio de Janeiro.

Dos Camas, obra do coletivo cubano Los Carpinteros da exposição Objeto Vital. No CCBB Rio de Janeiro. (Divulgação/Centro Cultural Banco do Brasil)

Entre as exposições que você pode visitar virtualmente pelo aplicativo Google Arts & Culture (que está disponível tanto para o sistema Android como para iOS), estão: Ex Africa, no CCBBIrmãos Campana, no MON, e A Obra de Tomie Ohtake, no Instituto Tomie Ohtake.

Confira o conteúdo de cada CCBB que pode ser visto no Google Arts & Culture por meio dos seguintes endereços:

CCBB São Paulohttps://artsandculture.google.com/partner/ccbb-sao-paulo

CCBB Rio de Janeirohttps://artsandculture.google.com/partner/ccbb-rio

CCBB Brasíliahttps://artsandculture.google.com/partner/ccbb-brasilia

CCBB Belo Horizontehttps://artsandculture.google.com/partner/ccbb-bh


Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s