Eleonore Koch morre aos 92 anos em São Paulo

A artista plástica alemã Eleonore Koch foi a única aluna do pintor Alfredo Volpi

A artista plástica e pintora Eleonore Koch faleceu na madrugada desta quarta-feira (01/08), em São Paulo.

A única discípula do pintor modernista Alfredo Volpi já estava doente havia alguns anos. Inclusive, por problemas de visão, ela nem pintava mais.

Nascida em Berlim, Koch veio para São Paulo quando tinha apenas 10 anos de idade. Sua vida sempre foi permeada pela arte. Formou-se como escultora, estudou em Paris, trabalhou com cenografia na TV Tupi, conheceu e absorveu todos os ensinamentos do grande pintor Volpi. Com ele, aprendeu a têmpera, técnica de pintura na qual os pigmentos ou corantes podem ser misturados com um aglutinante, aplicada em quase todos os seus quadros. Ao voltar para o Brasil, tornou-se reconhecida dentre as coleções dos volpistas e pelo editor Charles Cosac.

As obras da pintora alemã retratam coisas que evocam a memória dos objetos cotidianos, porém sem ocultar o caráter sensorial da pintura. Além disso, a artista nunca deixou de representar o mundo com base em objetos e paisagens. Para quem quiser conhecer um pouco do seu trabalho, algumas peças estão expostas na mostra coletiva “Mínimo, Múltiplo, Comum”, em cartaz na Estação Pinacoteca, em São Paulo, até 17 de setembro.

 

Siga CASA CLAUDIA no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s