A 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) aconteceu na última semana, de 26 a 30 de julho, na cidade fluminense. E, pelo oitavo ano seguido, o Sesc Paraty teve uma programação diversificada e gratuita durante o evento. Uma das atrações foi a inauguração do terreno de 28 mil metros quadrados, localizado no Bairro Caborê, que foi palco para a exposição do artista plástico pernambucano Francisco Brennand. A mostra fica aberta ao público até o dia 17 de setembro.

– (Divulgação/Sesc Paraty)
“Brennand: Um espetáculo fascinante e bárbaro” tem curadoria de Olívio Tavares de Araújo e conta com 34 obras do artista, expostas pela primeira vez em Paraty. As esculturas ficam dispostas ao ar livre, em meio a árvores centenárias e às margens do Rio Perequê-Açu.

– (Divulgação/Sesc Paraty)
Ao lado da exposição de Brennand, o público pode visitar a mostra Tripolar – cerâmica da serra e do mar, composta por 14 obras de 3 polos de cerâmica da região, assinadas pelos artistas Mieko Ukeseki, Alberto Cidraes, Ben Hur Vernizzi e Dalcir Ramiro.

– (Phelipe Paraense/Sesc Paraty)
Além da exposição, a programação da unidade Caborê contou no dia 29 de julho com a exibição do documentário Francisco Brennand, dirigido por Mariana Brennand, sua sobrinha-neta, e o lançamento dos quatro volumes de “Diário de Francisco Brennand”, compilação publicada no fim de 2016, pela editora Inquietude.