Instalação em Melbourne apresenta obsessão de Yayoi Kusama por flores

A mostra interativa convida os visitantes a recriarem o ambiente coberto de flores vermelhas que a artista imaginou quando criança

As instalações de Yayoi Kusama costumam convidar o público a colaborar com suas obsessões. Em sua última exposição, Flower Obsession, que esteve em cartaz no NGV (National Gallery of Victoria) Triennial, em Melbourne, Austrália, não foi diferente. No início, apenas uma sala mobiliada. No fim, um ambiente completamente tomado por lindas flores vermelhas, como se fossem um vírus.

O trabalho interativo é em referência a uma das primeiras experiências de Kusama com o infinito. No vídeo de apresentação da mostra, a história se revela: um dia, quando ela era muito nova, seus olhos de criança observavam a cozinha e se fixaram em uma toalha de mesa com flores vermelhas. Então, vieram as alucinações.

“Eu olhei para cima e vi que o teto, as janelas e as colunas pareciam estar cobertos com o mesmo padrão floral vermelho”, diz Yayoi Kusama. “Eu vi a sala inteira, todo o meu corpo e todo o universo coberto por flores vermelhas, e nesse instante minha alma foi extinta… Isso não era uma ilusão, mas a própria realidade”.

Durante a instalação, os visitantes foram convidados a colaborar com essa realidade existencial construindo o padrão aparentemente infinito com uma flor de cada vez. De flor em flor, sofás, banheiros, janelas, cama, teto e colunas foram cobertos pela flora vermelha, reproduzindo a imaginação de Kusama.

Veja também

 

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.