Kengo Kuma assina museu feito com papel em Paris

O prédio foi projetado para abrigar os trabalhos do artista espanhol Antoni Clavé (1913-2005) e conta com painéis de washi no interior

Os trabalhos do importante artista espanhol estão expostas em Paris

 (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)

Comandado pelo arquiteto japonês que assina a Japan House, em São Paulo, o escritório Kengo Kuma and Associates construiu museu particular em Paris, França, para expor o trabalho do artista Antoni Clavé (1913-2005), importante representante da arte espanhola no século XX. O espanhol, falecido em 2005, já havia ganhado um primeiro edifício dedicado à sua obra, projetado por Tadao Ando em 2011 na cidade de Yamanashi, Japão. O prédio se tornou símbolo de sua conexão com o país a partir dos anos 1960.

 (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)

The Clavé Archieve conta com 240 metros quadrados e abriga pinturas, esculturas, design de cenários e figurinos feitos pelo artista. Inspirados pelo poderoso uso de texturas de seus trabalhos, incluindo pintura a óleo e colagens, Kengo Kuma e sua equipe decidiram adicionar o washi, papel tradicional do japão, à malha de alumínio. No projeto, material foi feito por Yasuo Kobayashi, um produtor com estúdio em Niigata, Japão.

 (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)

As telas feitas de washi foram imergidas em um líquido amiláceo feito de kozo (amora) e hibisco do sol. Vários níveis de transparência foram alcançados controlando e ajustando a espessura da solução e a maneira como ela era seca. As estruturas aparecem no interior do edifício, principalmente na escadaria central e nas clarabóias, proporcionando textura, claridade e ainda uma sombra diferenciada.

 (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)

Confira mais imagens abaixo:

 (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)

 (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)

Siga CASA CLAUDIA Viagem no Instagram

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s