
– (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)
Comandado pelo arquiteto japonês que assina a Japan House, em São Paulo, o escritório Kengo Kuma and Associates construiu museu particular em Paris, França, para expor o trabalho do artista Antoni Clavé (1913-2005), importante representante da arte espanhola no século XX. O espanhol, falecido em 2005, já havia ganhado um primeiro edifício dedicado à sua obra, projetado por Tadao Ando em 2011 na cidade de Yamanashi, Japão. O prédio se tornou símbolo de sua conexão com o país a partir dos anos 1960.

– (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)
The Clavé Archieve conta com 240 metros quadrados e abriga pinturas, esculturas, design de cenários e figurinos feitos pelo artista. Inspirados pelo poderoso uso de texturas de seus trabalhos, incluindo pintura a óleo e colagens, Kengo Kuma e sua equipe decidiram adicionar o washi, papel tradicional do japão, à malha de alumínio. No projeto, material foi feito por Yasuo Kobayashi, um produtor com estúdio em Niigata, Japão.

– (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)
As telas feitas de washi foram imergidas em um líquido amiláceo feito de kozo (amora) e hibisco do sol. Vários níveis de transparência foram alcançados controlando e ajustando a espessura da solução e a maneira como ela era seca. As estruturas aparecem no interior do edifício, principalmente na escadaria central e nas clarabóias, proporcionando textura, claridade e ainda uma sombra diferenciada.

– (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)
Confira mais imagens abaixo:

– (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)

– (11h45 / Divulgação/Kengo Kuma and Associates)
Siga CASA CLAUDIA Viagem no Instagram