Livro infantil ilustrado homenageia vida e obra de Yayoi Kusama

A obra, repleta de desenhos coloridos e bolinhas, transmite de forma lúdica a trajetória da artista japonesa, transformando-a numa verdadeira heroína

 (Reprodução/Dezeen)

Uma das artistas mais populares do mundo, a japonesa Yayoi Kusama terá sua vida documentada em um livro infantil. Ilustrada por Ellen Weinstein e escrita por uma das curadoras do MoMA, Sarah Suzuki, a obra registra, por meio de desenhos lúdicos e coloridos (e, claro, cheios de bolinhas) a trajetória de Yayoi para o sucesso e seu amor pela arte, e a transforma numa verdadeira heroína para a leitura dos pequenos.

 (Reprodução/Dezeen)

“Yayoi Kusama: From Here To Infinity”, “Yayoi Kusama: Daqui ao Infinito” em tradução livre, começa com sua infância em Matsumoto, no Japão, onde ela e sua família cuidavam das plantações de vegetais. Relata sua juventude, quando ela lutou contra o desejo da mãe de fazer com que ela seguisse o destino tradicional para mulheres japonesas, que era ser submissa e abdicar do trabalho para casar e cuidar de tarefas domésticas.

Veja também: Yayoi Kusama ganha museu próprio no Japão

 (Reprodução/Dezeen)

As ilustrações mostram a ida de Yayoi para Nova York como divisor de águas na sua vida e seu sucesso no mundo ocidental, e terminam com a volta da artista plástica para o Japão, quando foi internada voluntariamente por conta de suas experiências com alucinações visuais e sonoras. Nas últimas páginas, foram adicionadas diversas fotografias de Yayoi com seus principais trabalhos.

 (Reprodução/Dezeen)

O livro, que teve consultoria do estúdio de Yayoi no Japão, possui 26 páginas ao todo. O público alvo são crianças de quatro à oito anos, e o título será lançado nas livrarias e no MoMA no dia 26 de setembro, e no site Amazon no dia 10 de outubro.

Veja também: 5 perguntas para o arquiteto japonês Sou Fujimoto

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s