Louvre Abu Dhabi exibirá Salvator Mundi de da Vinci

Leiloada à um príncipe árabe por 450.3 milhões de dólares, a pintura bateu recorde de obra mais cara do mundo, e será exposta no museu em Abu Dhabi

Visitante tira uma foto da pintura ‘Salvator Mundi’, por Leonardo da Vinci na Casa de Leilão Christie’s em Nova York.

Visitante tira uma foto da pintura ‘Salvator Mundi’, por Leonardo da Vinci na Casa de Leilão Christie’s em Nova York. (Drew Angerer/Equipa/Getty Images)

No mês passado, foi leiloada uma das maiores redescobertas artísticas dos últimos 100 anos: a pintura ‘Salvator Mundi’, considerada “a última obra de da Vinci”. O quadro foi arrematado pelo valor de 450.3 milhões de dólares, equivalente a 1,3 bilhões de reais, o dobro dos 179,4 milhões pagos por uma tela de Picasso em 2015, quebrando o recorde de pintura mais cara do mundo.

Na última quarta-feira, a casa de leilão Christie’s postou em seu instagram oficial que ‘Salvator Mundi’ estava a caminho de sua nova casa, o museu Louvre Abu Dhabi, que confirmou a informação logo em seguida.

De acordo com documentos a que o jornal The New York Times teve acesso, o comprador, que preferiu o anonimato, é o príncipe Bader bin Abdullah bin Mohammed bin Farhan al-Saud. Vindo de um ramo remoto da família real da Arábia Saudita, o príncipe é pouco conhecido e não possui histórico de um grande colecionador de arte. No entanto, a embaixada árabe em Washington afirmou em nota que o príncipe comprou a obra em nome do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi. A embaixada também confirmou que o quadro será exibido no Louvre Abu Dhabi, mas não se sabe quando chegará ao museu ou quanto tempo ficará em exposição.

Em Londres, uma funcionária posa com a pintura de Leonardo da Vinci antes do leilão.

Em Londres, uma funcionária posa com a pintura de Leonardo da Vinci antes do leilão. (Carl Court/Equipa/Getty Images)

Salvator Mundi, conhecida como “a última obra de da Vinci”, é uma das 20 pinturas conhecidas sobreviventes do mestre italiano do Renascimento. A pintura em óleo data de cerca de 1500, e retrata Cristo com vestes de estilo renascentista de frente para o observador. No quadro, Cristo segura um globo de cristal em sua mão esquerda e ergue sua mão direita em sinal de benção.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s