Mário Cravo Júnior morre aos 95 anos em Salvador

O artista plástico Mário Cravo Júnior era considerado o último modernista baiano vivo

Mario Cravo Junior Mario Cravo Junior retratado pelo neto, Christian Cravo.

Mario Cravo Junior retratado pelo neto, Christian Cravo. (Christian Cravo/CASA CLAUDIA)

O artista plástico, escultor, pintor e desenhista Mário Cravo Júnior faleceu na manhã desta quarta-feira (01/08), em Salvador.

Considerado o último modernista baiano vivo, aos 95 anos Cravo Júnior estava internado há dez dias por causa de uma pneumonia. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

Escultura de Mario Cravo Junior Escultura Fonte da Rampa do Mercado, um dos marcos visuais da cidade de Salvador.

Escultura Fonte da Rampa do Mercado, um dos marcos visuais da cidade de Salvador. (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Seu filho, Mario Cravo Neto, fotógrafo e artista plástico faleceu aos 62 anos, em 2009. Seu neto, Christian Cravo, é um renomado fotógrafo e o responsável pelo Instituto Mario Cravo Neto – local que abriga o acervo de cerca de 94 mil fotografias da família.

Cravo Júnior assina obras conhecidas em Salvador, como o monumento da Fonte da Rampa do Mercado, entre outras esculturas abrigadas no Parque Pituaçu.

Veja também
Escultura de Mario Cravo Junior A Cruz Latina, em Santa Cruz de Cabrália, sul da Bahia, escultura realizada por ocasião dos 500 anos de descobrimento do Brasil.

A Cruz Latina, em Santa Cruz de Cabrália, sul da Bahia, escultura realizada por ocasião dos 500 anos de descobrimento do Brasil. (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Começou na carreira artística no final da década de 1930, quando passou a viajar pelo interior da Bahia. Em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no ateliê do escultor Humberto Cozzo.

Estudou na Syracuse University, nos Estados Unidos, diretamente com o escultor iuguslavo Ivan Mestrovic. Retornou a Salvador em 1949, quando abriu seu próprio ateliê no largo da Barra – o espaço logo se tornou ponto de encontro de artistas da cena como Carlos Bastos, Genaro e Carybé.

Sua trajetória de mais de 70 anos de carreira artística lhe rendeu destaque nacional e internacional, tornando-se conhecido como um dos grandes artistas brasileiros a valorizar elementos da cultura popular em suas obras.

Confira mais detalhes da obra da família Cravo aqui.

Siga CASA CLAUDIA no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s