
(Divulgação/Eduardo Kobra)
O artista Eduardo Kobra entregou nesta terça-feira um mural em Bristol, na Inglaterra, inspirado no cantor e compositor John Lennon. A obra de 256 metros quadrados, batizada de “Imagine”, foi apresentada no UpFest – The Urban Paint Festival, considerado o maior evento de arte urbana da Europa. Durante uma semana, diversos grafiteiros realizaram produções artísticas em muros do bairro de Bedminster. Kobra recebeu a principal parede do evento para realizar seu mural, que consumiu 300 latas de tinta spray e demandou trabalho de 14 horas por dia, durante os 7 dias do festival.

– (Divulgação/Paul Box)
O mural colorido retrata o olhar profundo do militante e antigo membro da maior banda de rock de todos os tempos, os Beatles. “Imagine” é título da canção principal do álbum de mesmo nome, composto por Lennon em 1971. A música passa uma mensagem de paz, incentivando as pessoas a imaginarem um mundo sem barreiras nacionais ou religiosas, ganância ou posses materiais. É um símbolo de união e respeito entre os povos

– (Divulgação/Eduardo Kobra)
“Eu já havia pintado Lennon na exposição que fiz em Roma, com dez personalidades que contribuíram para a paz e a arte no mundo, e em Wynwood, Miami, no mural Give Peace a Chance e pensei muito antes de optar pelo mesmo tema. Mas por que não recorrer ao mesmo ‘personagem icônico’ se a intolerância, a falta de diálogo e a guerra continuam recorrentes no mundo? O olhar de Lennon ainda é atual. E olhar para a mensagem de Lennon permanece fundamental”, diz Kobra.

– (Divulgação/Eduardo Kobra)
Eduardo Kobra é um expoente da neovanguarda paulistana, que surgiu com os grafiteiros na década de 1980. Seu trabalho mistura nostalgia com figuras hiper-realistas de personalidades do século XX, com o modernismo das cores em formas geométricas simples. Kobra é conhecido por ter participado da revitalização do centro do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016, e por bater o próprio recorde com o maior mural do mundo feito por uma única pessoa, localizado em São Paulo. Seu trabalho mais recente é um grafite com a figura do pintor Monet, na França.