Museu Oscar Niemeyer exibirá obras do coletivo Los Carpinteros

A mostra dos artistas cubanos, que estão entre os mais aclamados da atualidade, ficará em cartaz a partir do dia 22 deste mês

 (Divulgação/Los Carpinteros)

A partir do dia 22 de agosto, terça-feira, às 19h, o Museu Oscar Niemeyer exibirá mais de 60 obras de um dos coletivos mais aclamados da atualidade, Los Carpinteros, formado pelos artistas cubanos Marco Castillo e Dagoberto Rodriguez e com curadoria de Rodolfo Athayde.

A exposição, batizada de Los Carpinteros: Objeto Vital, inclui desenhos, aquarelas, esculturas, instalações e vídeos, e ocupará 2 salas. A mostra possui três segmentos temáticos: Objeto de Ofício, Objeto Possuído e Espaço-Objeto, que propõem uma reflexão sobre a realidade e a estética do reaproveitamento, levantando questões como a utilidade dos objetos.

As criações dos artistas são reconhecidas pelo forte apelo social e pela crítica ácida, bem-humorada e sagaz. Desde 1992, o coletivo, que inicialmente contava contava com a participação do designer Alexandre Jesús Arrechea Zambrano, produz peças cheias de significados implícitas e referências, misturando o design, a escultura e a arquitetura.

O nome “Los Carpinteros” vem justamente da identificação de Marco e Dagoberto com carpintaria, pelo material utilizado e pelo resgate do ofício como estratégia estética. O grupo já expôs em alguns dos maiores museus do mundo, como o MoMA e o Guggenheim em Nova York, Museum of Contemporary Art em Los Angeles e a TATE Gallery, em Londres. Já passaram também pelo México, Japão, França e Suíça, entre outros países.

A mostra fica em cartaz até o dia 5 de dezembro, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h as 18h. Maiores de 60 anos e menores de 12 têm entrada franca.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s