Paris terá museu de arte projetada digitalmente em 2018

As obras serão reproduzidas em um espaço restaurado que virou galeria na capital francesa.

carrieres-de-lumieres-galeria-digital-paris

 (Culturespaces/Divulgação)

Já pensou em um novo jeito de apreciar a arte? Mas novo mesmo, contemporâneo, digno da nossa era do Instagram. Essa é a mais nova proposta que está animando Paris, que em breve inaugurará o L’Atelier des Lumières, um museu digital no 11° arrondissement, que promete ser um dos destinos mais divertidos da região.

Leia também: Zaha Hadid Architects faz projeção digital em castelo na Alemanha

A novidade é financiada parcialmente pela Fondation Culturespaces, que tem um braço filantrópico, e ocupará as estruturas renovadas de uma casa do século 19 na Rue Saint-Maur. O projeto não é pequeno: serão quase 2 mil metros quadrados que servirão de tela para a exposição de quadros famosos no ambiente.

Usando um sistema de projeção inovadora, pinturas, colagens e mosaicos mostrarão telas de Klimt, Bosch, Breugel e Chagall digitalizadas. Cada mostra terá também uma trilha sonora específica, criada para acompanhar e complementar cada trabalho exposto. De acordo com a iniciativa, o efeito geral da visitação é uma experiência imersiva, diferente da apreciação tradicional de quadros das quais estamos acostumados.

Não é a primeira vez que um espaço desses é inaugurado: em 2012, a cidade de Les Baux-de-Provence recebeu a Carrières de Lumières (vista nas fotos desta matéria), comandada pela mesma instituição, que mostrava obras de Gauguin e Van Gogh, e continua funcionando até hoje. É esperado que, anualmente, 600.000 pessoas visitem a pequena cidade para conhecerem o espaço imersivo, já que ele permite uma relação imediata e sensitiva da arte, principalmente para audiências mais jovens.

A fundação também sempre está de olho em prédios antigos e abandonados das cidades francesas. Além de restaurá-los, eles são utilizados para obras site-specific e outros eventos culturais. Fique de olho: a novidade ficará pronta nos próximos meses!

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s