
– (Divulgação/La Biennale di Venezia)
O crítico americano Ralph Rugoff foi nomeado o novo curador da Bienal de Arte de Veneza 2019, na última sexta-feira (15). A indicação foi feita pelo presidente da mostra, Paolo Baratta.
“A nomeação de Ralph Rugoff confirma a intenção da Exposição de qualificá-la o como um local de encontro para visitantes, artistas e a própria arte. Uma mostra que coloque cada espectador em um confronto direto com as obras, nas quais a memória, o inesperado, a eventual provocação, o novo e o diferente podem estimular o olhar, a mente e a emoção do observador, dando-lhes a oportunidade de uma experiência intensa.”, explica Paolo no site oficial da Bienal.
Veja também: As instalações mais incríveis da Bienal de Arte de Veneza 2017
A direção da mostra viu no currículo de Rugoff a pessoa certa para atingir esses fins. Nascido em Nova York, o crítico é diretor de uma das galerias de arte mais importantes do Reino Unido, a Hayward Gallery de Londres, desde 2006, onde desenvolveu uma reputação pelas diversas exposições originais e intrigantes que organizou. Rugoff foi também diretor artístico da 13a Bienal de Lyon em 2015, e passou seis anos como diretor do Instituto CCA Wattis, no Colégio das Artes da Califórnia, em São Francisco. Além disso, ele é escritor prolífico sobre arte em numerosas publicações.
“É uma imensa alegria para mim”, conta Rugoff, “A Bienal de Veneza é a mais antiga e prestigiada exposição do gênero e mal posso esperar para enfrentar este novo desafio.”
Em 2018, acontecerá a Bienal de Arquitetura de Veneza, que está marcada para o dia 26 de março do ano que vem. A 58ª edição da Bienal de Arte de Veneza ocorrerá entre os dias 11 de maio e 24 de novembro de 2019.