Ralph Rugoff é nomeado novo curador da Bienal de Veneza de 2019

Indicado por Paolo Baratta, presidente da Exposição Internacional de Arte, o crítico selecionará as obras para a 58ª edição do evento

 (Divulgação/La Biennale di Venezia)

O crítico americano Ralph Rugoff foi nomeado o novo curador da Bienal de Arte de Veneza 2019, na última sexta-feira (15). A indicação foi feita pelo presidente da mostra, Paolo Baratta.

“A nomeação de Ralph Rugoff confirma a intenção da Exposição de qualificá-la o como um local de encontro para visitantes, artistas e a própria arte. Uma mostra que coloque cada espectador em um confronto direto com as obras, nas quais a memória, o inesperado, a eventual provocação, o novo e o diferente podem estimular o olhar, a mente e a emoção do observador, dando-lhes a oportunidade de uma experiência intensa.”, explica Paolo no site oficial da Bienal.

Veja também: As instalações mais incríveis da Bienal de Arte de Veneza 2017 

A direção da mostra viu no currículo de Rugoff a pessoa certa para atingir esses fins. Nascido em Nova York, o crítico é diretor de uma das galerias de arte mais importantes do Reino Unido, a Hayward Gallery de Londres, desde 2006, onde desenvolveu uma reputação pelas diversas exposições originais e intrigantes que organizou. Rugoff foi também diretor artístico da 13a Bienal de Lyon em 2015, e passou seis anos como diretor do Instituto CCA Wattis, no Colégio das Artes da Califórnia, em São Francisco. Além disso, ele é escritor prolífico sobre arte em numerosas publicações.

“É uma imensa alegria para mim”, conta Rugoff, “A Bienal de Veneza é a mais antiga e prestigiada exposição do gênero e mal posso esperar para enfrentar este novo desafio.”

Em 2018, acontecerá a Bienal de Arquitetura de Veneza, que está marcada para o dia 26 de março do ano que vem. A 58ª edição da Bienal de Arte de Veneza ocorrerá entre os dias 11 de maio e 24 de novembro de 2019.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s