Retrospectiva do artista Yutaka Toyota chega a São Paulo

A mostra Toyota – O Ritmo do Espaço revisita o trabalho do artista desde a década de 1950

 (Aline Canassa/Museu de Arte Brasileira da FAAP)

Menos conhecido do que contemporâneos como o argentino Julio Le Parc, o mestre da op art Yutaka Toyota acaba de ganhar retrospectiva em São Paulo.

A mostra “Toyota – O Ritmo do Espaço”está abrigada no Museu de Arte Brasileira da FAAP até 2 de setembro.

Aos 87 anos, o artista japonês – radicado no Brasil há 60 anos – começou a carreira no mundo das artes com pinturas figurativas, mas logo passou a transitar por diferentes meios, como gravuras, instalações, painéis e esculturas.

Veja também

 (Divulgação/Museu de Arte Brasileira da FAAP)

A exposição conta com curadoria de Denise Mattar e mais de 80 obras a disposição do público curioso pela linguagem “espacial”de Yutaka. O artista ainda produziu uma enorme escultura de cinco metros inédita para a inauguração em São Paulo.

A instalação imersiva “Quarto Escuro”, destaque da 10ª Bienal de São Paulo, vai ser recriada para a nova montagem. A obra rendeu-lhe reconhecimento internacional na década de 1970, inclusive uma temporada com o artista – e referência de Toyota – Lucio Fontana na Itália.

 (Divulgação/Museu de Arte Brasileira da FAAP)

Sucesso ano passado no MAM do Rio de Janeiro, a chegada da retrospectiva na capital paulista coincide com o mês de comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no país.

“Sua obra convoca dualidades como positivo-negativo, visível-invisível, volume-leveza. Para ele, a cultura ocidental responde a essa questão por meio da física quântica, e a oriental por meio da espiritualidade. Ambos estão no trabalho do artista”, declara a curadora à imprensa.

Veja também

Toyota – O Ritmo do Espaço

Quando: de 24 de junho a 02 de setembro de 2018

Horário: segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 19h, última entrada às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, última entrada às 17h. (Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado)

Onde: MAB FAAP (Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo/SP)

 (Fernando Silveira/Museu de Arte Brasileira da FAAP)

Siga CASA CLAUDIA no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s