Serpentine Pavilion de Francis Kéré será instalado na Malásia

Depois de ficar exposta durante 4 meses em Londres, a estrutura foi comprada pela Ilham Gallery, e viajará até o outro lado do globo para sua nova casa

A estrutura de madeira ripada projetada por Francis Kéré para o 17º Serpentine Gallery Pavilion encontrou um novo lar do outro lado do planeta. Instalado durante quatro meses em Londres para o evento, o pavilhão foi comprado neste mês pela galeria de arte pública Ilham Gallery, baseada em Kuala Lumpur, capital da Malásia.

Kéré foi o primeiro arquiteto africano selecionado para desenhar o Serpentine Pavilion, evento anual das galerias de arte contemporânea Serpentine, no Reino Unido. Para a exibição, o grupo de críticos e curadores das galerias escolhe um arquiteto ou estúdio internacional para desenhar um pavilhão temporário no Kensington Gardens. O evento já expôs projetos de grandes arquitetos, como Ai Weiwei, Frank Gehry, Zaha Hadid e Bjarke Ingels.

Veja também: Diébédo Francis Kéré revela seu Serpentine Pavilion em Londres

O design do pavilhão deste ano foi inspirado em uma árvore, que também funcionava como ponto de encontro da população local, na cidade natal de Kéré, Gando, em Burkina Faso. A estrutura azul índigo representa o senso de comunidade e a conexão dos seres humanos com a natureza.

O projeto deve viajar à Kuala Lumpur no começo do ano que vem. A localização exata para o Serpentine Pavilion 2017 ainda não foi divulgada.

“É muito grande para a parte interna da Galeria Ilham, e nós queremos colocá-lo em um espaço público, para que todos possam apreciá-lo. Estamos procurando uma área para o pavilhão no Klang Valley”, afirmou Rahel Joseph, diretor da Ilham Gallery, em entrevista ao The Star.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s