Simon Fujiwara cria réplica em tamanho real da casa de Anne Frank

A instalação, que pretende criticar o cenário sociopolítico contemporâneo, fica localizada em uma galeria de arte em Israel e ocupa 3 andares

 (Reprodução/Dvir Gallery)

Para sua terceira exposição na galeria de arte Dvir Gallery, em Tel Aviv, Israel, o artista inglês Simon Fujiwara construiu uma réplica em tamanho real da casa de Anne Frank, misturando elementos evocativos do cenário socio-político contemporâneo. Fujiwara se interessou pelo tópico quando visitou o famoso anexo secreto em Amsterdã, onde a menina judia e sua família se esconderam dos nazistas durante 25 meses, e adquiriu uma réplica em escala 1:60 da da construção.

 (Reprodução/Dvir Gallery)

A réplica 3D criada pelo artista possui escala 1:1 e foi construída dentro do espaço existente na galeria, que tem 3 andares. Cada andar corresponde à um andar e meio da casa de Anne Frank. O modelo é cortado ao meio, como uma casa de bonecas, para que o espectador possa ver tanto a parte interna quanto externa da estrutura. O projeto mistura esculturas, artefatos e instalações de áudio e vídeo, fazendo os objetos do século XX interagirem com o ambiente, como forma de criticar o sistema capitalista.

 (Reprodução/Dvir Gallery)

“Eu queria que a casa que criei apresentasse a perversidade, complexidade, e contradição do mundo em que vivemos hoje, em que todo o objeto que possuímos contém uma ideologia, todo o pedaço de material é um produto.” – diz o artista.

 (Reprodução/Dvir Gallery)

Hope House, Casa da Esperança em tradução livre, foi baseada em artigos sobreviventes da época e detalhes do diário, bem como na própria interpretação e vivência do artista e suas opiniões políticas. Fujiwara, ao interpretar a casa de Anne Frank como escultura, pôde incorporar seu olhar e sua crítica ao edifício, transformando-o em uma instalação repleta de reflexões e referências à sociedade contemporânea e seus costumes. A exposição fica em cartaz até dia 2 de dezembro deste ano.

 (Reprodução/Dvir Gallery)

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s