5 coisas que você precisa saber sobre a Fundação Ema Klabin

Tudo o que você precisa saber sobre a fundação Ema Klabin, em São Paulo.

Por mais de 70 anos, a mecenas e colecionadora carioca Ema Gordon Klabin (1907-1994) formou um rico acervo de arte. Sem herdeiros, criou uma fundação com o objetivo de, mais tarde, transformá-la em museu. O desejo só se realizou postumamente, em 2007, em seu casarão paulistano. No mês passado, o espaço ampliou o horário de visitas monitoradas, que acontecem de terça a sexta.

01-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fundacao-ema-klabin

 (/)

1 – Projetado pelo paisagista Burle Marx (1909-1994), o jardim serve de cenário para shows, cursos e palestras. A programação pode ser vista em http://www.emaklabin.org.br.

02-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fundacao-ema-klabin

 (/)

2 – Atração à parte, o mobiliário reúne peças europeias, brasileiras e asiáticas. Há relíquias como uma mesa de jogos marchetada do século 18 feita especialmente para os reis de Portugal.

03-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fundacao-ema-klabin

 (/)

3 – A casa de 900 m² foi construída na década de 1950 para abrigar a coleção. Encomendado ao arquiteto Alfredo Ernesto Becker, o projeto faz referência ao Palácio de Sanssouci, em Potsdam, na Alemanha.

04-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fundacao-ema-klabin

 (/)

4 – Para montar a biblioteca, com 3 mil volumes, Ema recebeu a orientação do bibliófilo José Mindlin. A pedido dela, o arquivo permanece aberto para pesquisas.

05-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fundacao-ema-klabin

 (/)

5 – Ao todo, a fundação abriga 1 542 obras. Entre preciosidades da arte mundial, estão a tela Vista de Olinda (1650), do holandês Frans Post, e raridades do bielo-russo Marc Chagall.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s